Áreas de Atuação

As áreas de atuação representam a diversidade de atividades que a Cáritas Brasileira realiza no país em distintos níveis e em toda a Rede. São cinco áreas prioritárias: Economia Popular Solidária (EPS), Convivência com Biomas, Programa de Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE) e Migração e Refúgio.

Convivência com os Biomas

A área de Convivência com Biomas busca valorizar e preservar a vida assim como fortalecer as lutas com posicionamentos em defesa dos povos e das comunidades tradicionais. Se insere tanto no contexto global de valorização e preservação da vida como na defesa dos povos e das comunidades tradicionais.

Economia Popular Solidária

A Economia Popular Solidária (EPS) é uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentado na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras. É uma importante articulação que integra campo, floresta e cidade na construção alternativa de processos coletivos e autogestionários.

Formação

A área de Formação é uma importante ferramenta no processo organizativo e gestionário da Cáritas Brasileira.

Gestão de Resíduos Sólidos com ênfase em catadores

A Cáritas busca valorizar catadores e catadoras de materiais recicláveis, contribuindo de forma significativa para a superação da pobreza e da exclusão deste segmento da população.

Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências

A Cáritas promove ações de solidariedade nacionais e internacionais de atendimento a comunidades afetadas por desastres socioambientais ou que estão em situação de vulnerabilidades em áreas de risco.

Migração, refúgio e apátridas

A intensificação dos fluxos migratórios gerou o aumento de demandas por serviços e políticas de acolhida e garantia de direitos. A Cáritas atua para acolher, integrar, proteger e promover migrantes e refugiados, em sintonia com o posicionamento pastoral do papa Francisco.

Mulheres e equidade de gênero

A Caritas Brasileira em sintonia com a Rede Cáritas Internacional há quase duas décadas, incluiu a transversalidade de gênero, seja na dinâmica de organização da instituição seja no desenvolvimento das suas ações.

Mundo Urbano

A Cáritas a e contribui com famílias e comunidades e famílias que vivenciam o cotidiano perverso da realidade urbana e operando junto a movimentos sociais pelo direito à cidade.

Povos e comunidades tradicionais

A Cáritas Brasileira atua junto e contribui com o fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais, grupos culturalmente diferenciados que constituem aproximadamente cinco milhões de brasileiros.

Programa infância, adolescência e juventudes

O Programa de Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ) atua no campo da proteção social e defesa de direitos da infância, adolescência e juventude. A Cáritas acompanha projetos, programas e outras iniciativas territoriais que possibilitem a participação desses sujeitos em espaços de mobilização.

Segurança Alimentar e Nutricional

A Cáritas assessora grupos e comunidades de camponeses e camponesas na formação de hábitos alimentares saudáveis no cultivo de hortas medicinais e plantios agroecológicos.

Voluntariado

A ação voluntária é dirigida para a efetivação dos referenciais institucionais da Rede Cáritas e da Pastoral Social da Igreja, junto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).