A Cáritas Brasileira, por meio do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, lançou no estado de Roraima a cartilha ‘Comitês de WASH para uma Cidadania Coletiva - Limpar, cuidar, fazer e sonhar’, nos idiomas português e espanhol. A versão digital está disponível no site da Cáritas.
A publicação traz informações importantes relacionadas ao acesso a água, saneamento e higiene e à construção de coletivos de pessoas, cientes dos seus direitos e comprometidas em gerar soluções amigáveis ao meio ambiente, além de informações sobre como criar um Comitê de WASH - WASH é a sigla em inglês para ‘água, saneamento e higiene’.
“A cartilha é o resultado do trabalho da Cáritas com populações migrantes e refugiadas da Venezuela, nos municípios de Boa Vista e Pacaraima, com o objetivo de fortalecer as lideranças locais, promover a sustentabilidade e apoiar a construção da autonomia dessas comunidades”, explica Jimena Herrera, assessora nacional de WASH.
O lançamento da cartilha física ocorreu nos dias 4 e 5 de dezembro, nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, acompanhado de formações, envolvendo a comunidade assistida no processo de construção dos comitês e de parceiros implementadores. O intuito foi o de revisitar as metodologias utilizadas pela Cáritas para fortalecer a participação comunitária nas temáticas de WASH visando a sustentabilidade das ações.
Para Eunice Reyes, moradora da comunidade João de Barro, em Boa Vista, a cartilha do Comitê WASH contribuiu no empoderamento da comunidade. Em 2022, Eunice se conectou com a pintura. E essa conexão ocorreu por meio das atividades do coletivo.
“Eu sei que, por meio da minha pintura, represento o que nós somos, e que nós viemos da Venezuela, nossas raízes”, disse Eunice.
Sobre o Comitê de WASH
As atividades oficiais do coletivo se iniciaram ainda em novembro de 2022, com ações multidisciplinares das equipes de Educação e Proteção da Cáritas Brasileira, em comunidades da periferia de Boa Vista e no município de Pacaraima, formadas pela população migrante da Venezuela.
As atividades do coletivo tiveram como foco a metodologia da educação popular, conforme a teoria do educador e filósofo Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Uma ação participativa que possibilita a construção do conhecimento das comunidades sobre si e entre si.
A metodologia aplicada para engajar a fundação do Comitê WASH foi o Diagnóstico Participativo, realizado em quatro etapas dialógicas, também fundamentadas no Manual Esfera. Cada etapa ajudou a conhecer melhor a comunidade, fortalecer os laços comunitários, apoiar a auto-organização e o empoderamento da população atendida.
Projeto Orinoco
Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras é um projeto da Cáritas Brasileira que visa garantir acesso a água, saneamento e higiene para pessoas migrantes e brasileiras em situação de rua, e de apoio à garantia de direitos fundamentais no Brasil. Surgiu como resposta ao contexto migratório venezuelano e é realizado em Roraima com o apoio do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (@stateprm/@embaixadaeua) e da Catholic Relief Services (@catholicreliefservices).