COLABORE

Atenção psicossocial nas situações de desastre é o assunto do 9º episódio do podcast Tempo Aberto

Projetos

No fim de 2021, comunidades atingidas pelos efeitos das fortes chuvas se viram em situação de extrema fragilidade psicológica.

Publicação: 01/08/2022




A partir da pandemia, assuntos como medo, depressão e ansiedade se tornaram mais presentes no nosso cotidiano. Entretanto, garantir suporte adequado às pessoas em sofrimento psíquico ainda é um desafio social complexo.


Em contextos como o das enchentes, inundações e deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas do final de 2021, comunidades inteiras se viram em situação de extrema fragilidade psicológica. 


Apesar disso, dentre as pessoas entrevistadas após o que aconteceu na Bahia e em Minas Gerais, cerca de 67% sequer considerou receber cuidados profissionais de apoio psicossocial. Mas será que é possível mesmo manter algum nível de saúde mental em uma situação como essa?  


Atenção psicossocial nas situações de desastre é o tema do 9º episódio da série Tempo Aberto, podcast do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais, da Cáritas Brasileira.


Ouça o episódio nas plataformas digitais da Cáritas Brasileira (galeria de áudio e Spotify). 


Saiba mais a respeito da série clicando aqui.


Participação: Adriana Santana, especialista em saúde mental e em atenção psicossocial e Assessora Local do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais; Sérgio Oliveira, psicólogo e presidente da Associação Brasileira do Trauma; Valquíria Lima, Coordenadora Nacional da Cáritas Brasileira.


Tempo Aberto é uma produção Xirê Podcasts, com reportagem de Jaiane Souza, Jessica Almeida, Tamira Marinho e Vinicius Luiz, com o apoio da Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira. A música original é de Heberte Almeida.


Resposta Emergencial


Durante seis meses, o programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais buscou atender às necessidades emergentes das famílias afetadas pelas consequências das fortes chuvas nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu e Dário Meira, na Bahia, e Palmópolis e Rio do Prado, em Minas Gerais. Ao todo foram mais de 27.000 pessoas beneficiadas com a distribuição de cartões multipropósito - no valor de R$ 3.000 cada - e de kits de limpeza e de higiene familiar e infantil.


A iniciativa é uma realização da Cáritas Brasileira, com o financiamento da Cáritas Bélgica, Cáritas Suíça e Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia.


Tag