COLABORE

Está no ar Tempo Aberto: podcast do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais

Projetos

A produção da Cáritas Brasileira é voltada às famílias atingidas pelos efeitos das fortes chuvas do fim de 2021 nos dois estados.

Publicação: 19/07/2022





Tempo Aberto, o podcast do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais, realizado pela Cáritas Brasileira, é uma série de 10 episódios que revisita os dados da linha de base que norteou o desenvolvimento do projeto, bem como traz lições aprendidas ao longo dos seis meses de sua realização.



Dentre os temas abordados, estão as mudanças climáticas; prevenção contra doenças causadas por contato com a água de enchentes e inundações; atenção psicossocial nas situações de desastre; proteção de PCDs e pessoas idosas; diálogo inter-religioso; combate à violência e exploração sexual infantil e à violência baseada em gênero; segurança alimentar e nutricional; organização da economia familiar e divisão justa do trabalho doméstico.



📻 Acesse o Spotify da Cáritas Brasileira e confira a série completa.


1 - Mudanças climáticas;


2 - Prevenção contra doenças causadas por enchentes e inundações;


3 - WASH (Água, Saneamento e Higiene), lavagem de mãos, promoção de higiene;


4 - Combate à violência e exploração sexual infantil;


5 - Combate à Violência Baseada em Gênero;


6 - Organização da economia familiar e Divisão Justa do Trabalho Doméstico;


7 - Proteção de PCDs e pessoas idosas;


8 - Segurança alimentar e nutricional;


9 - Saúde mental das pessoas vítimas de desastre natural / Atenção psicossocial nas situações de desastre;


10 - Diálogo inter-religioso.



🌅 Tempo Aberto é uma produção Xirê Podcasts, com reportagem de Jaiane Souza, Jessica Almeida, Tamira Marinho e Vinicius Luiz, com o apoio da Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira. A música original é de Heberte Almeida. Identidade visual de Julie Cristhine Santos.



Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais



Durante seis meses, o projeto buscou atender às necessidades emergentes das famílias afetadas pelas consequências das fortes chuvas nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu e Dário Meira, na Bahia, e Palmópolis e Rio do Prado, em Minas Gerais.



Ao todo foram mais de 27.000 pessoas beneficiadas com a distribuição de cartões multipropósito - no valor de R$ 3.000 cada - e de kits de limpeza e de higiene familiar e infantil.



O programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais é uma realização da Cáritas Brasileira, com o financiamento da Cáritas Bélgica, Cáritas Suíça e Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia.


Tag