Considerando a atual emergência em Roraima, diante da crise humanitária que o país vizinho vivência (Venezuela), a Cáritas Brasileira em parceria com a Cáritas Diocesana de Roraima está desenvolvendo um novo projeto social, que visa promover o abastecimento de água, saneamento e promoção de higiene para a população em situação de rua. O projeto Orinoco: Águas que atravessam fronteiras, faz alusão ao rio venezuelano que desagua na Amazônia brasileira, e conta com o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID/OFDA).
O Orinoco vai atender famílias em extrema situação de vulnerabilidade, com construção de banheiros, espaços para banho com chuveiros, lavanderia e instalações de bebedouros, além de promover a saúde e higiene para as pessoas que vivem desabrigadas na cidade de Boa Vista e em Pacaraima. Na capital de Boa Vista os locais de construção serão: Igreja Nossa Senhora da Consolata, bairro São Vicente, e na Igreja Santo Agostinho, bairro Pricumã.
Em Pacaraima, as famílias serão assistidas com as instalações nas dependências da igreja Nossa Senhora Perpétuo Socorro, onde já acontece, de segunda a sábado o Café Fraterno para mais de mil migrantes venezuelanos. Além do Centro de Formação Pastoral, ao lado do Ginásio Esportivo de Pacaraima, que também receberá o novo projeto humanitário.