Fronteiras em Movimento

Entre janeiro e novembro de 2023, o Brasil foi de quinto para terceiro país receptor de população migrante e refugiada venezuelana na América Latina. O estado fronteiriço de Roraima é a principal entrada de Venezuelanos no país. Este aumento nos deslocamentos reflete a magnitude do fenômeno migratório nesta fronteira e evidencia a necessidade de examinar com maior profundidade as condições e características desses movimentos.

O projeto Fronteiras em Movimento busca contribuir para a compreensão da situação humanitária das pessoas em mobilidade na América Latina e avaliar as oportunidades e desafios relacionados à colaboração transfronteiriça entre atores que atendem às necessidades das pessoas em movimento. Esse é um projeto da Catholic Relief Services (CRS), REACH, Cáritas Brasileira, Cáritas Chile, Pastoral Social Cáritas Colombiana, Pastoral Social Cáritas Panamá, Cáritas del Perú e Cáritas Venezuela.

Confira os resultados do Projeto no link: https://bit.ly/dadosbrasilfronteiras