COLABORE

REACH e Cáritas Brasileira lançam pesquisa sobre migração em Boa Vista, Roraima.

Institucional

Relatório analisa temáticas como segurança alimentar, saneamento básico e higiene de pessoas migrantes que vivem na capital de Roraima.

Publicação: 23/03/2023



Pesquisa indica possibilidades de ações que podem melhorar a vida das pessoas migrantes que vivem em Boa Vista. Foto: Acervo/Cáritas Brasileira

Lançada no final de 2022, com recente versão traduzida para o português, a Avaliação Baseada em Área (ABA), realizada pela Iniciativa REACH, no marco da plataforma regional R4V e com o apoio local da Cáritas Brasileira em Boa Vista, demonstra dados sobre a população migrante que reside em Boa Vista, que indicam um panorama sobre a situação de migrantes e refugiados/as em diversas áreas sociais, como educação, saúde, segurança alimentar, higiene e acesso a saneamento básico. “Para a Cáritas Brasileira, esse estudo demonstra algumas das características que trabalhamos em Boa Vista, no âmbito da população que é o foco da nossa atuação, que são pessoas empobrecidas em condição de vulnerabilidade social”, diz Wellthon Leal, Assessor Nacional de Monitoramento da Cáritas. 


Áreas de Atuação


Os dados qualitativos que estão contidos na avaliação se comunicam com as áreas de atuação dos projetos que a Cáritas Brasileira realiza em Boa Vista. Diagnósticos sobre Segurança Alimentar e Nutricional, Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências e Migração e Refúgio são demonstrados no estudo, apresentando possibilidades de ação da organização. 


Ronildo Rodrigues, Diretor Executivo da Cáritas Diocesana de Roraima, destaca que os dados da pesquisa apontam caminhos para melhorias nas políticas públicas, necessárias para a população migrante de Boa Vista que não tem interesse na interiorização. “A pesquisa consegue apontar uma grande lacuna desses 5 anos de migração em Roraima. A questão do envolvimento do poder público municipal e estadual na resposta humanitária para essa população de migrantes que não querem e não vão sair do estado. A única resposta que temos, a partir da pesquisa, é a certeza de que precisamos de uma política pública efetiva, para migrantes, refugiados e apátridas aqui do estado.” aponta Ronildo. 


A Cáritas Brasileira em Roraima mantém projetos que atendem diretamente à população migrante. Foto: Acervo/Cáritas Brasileira

Atualmente, a Cáritas Brasileira realiza três projetos em Boa Vista: Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, Europana e Sumaúma: Nutrindo Vidas. “O foco da Cáritas tem sido a população vulnerável que está no centro [de Boa Vista] e em algumas presenças em ocupações espontâneas. No entanto, esse estudo demonstra a situação social de pessoas que estão morando nas periferias, como a questão da mobilidade urbana precária, que dificulta o acesso desse segmento da população a  bens e serviços que estão nas regiões mais centrais da cidade. Isso aponta também para a necessidade da Cáritas de começar a atuar na região da periferia de Boa Vista”, destaca Wellthon. 


A íntegra da Avaliação Baseada em Área em Boa Vista pode ser acessada clicando AQUI:


Para saber mais sobre os projetos que a Cáritas Brasileira realiza em Boa Vista e em todo o país, basta acessar nossa aba de Projetos, aqui no site.


Sobre a REACH: 


REACH é uma iniciativa humanitária, fundada em 2010, que fornece dados, informações oportunas e análises aprofundadas de contextos de crise, desastre e deslocamento. O trabalho do REACH alimenta diretamente a resposta à ajuda e a tomada de decisões, fornecendo informações acessíveis e precisas sobre a situação humanitária das populações afetadas pela crise. As atividades da iniciativa são conduzidas em apoio e dentro da estrutura de mecanismos de coordenação interagências, em nível de campo e global, para permitir um planejamento e resposta de ajuda mais eficientes.


Tag