COLABORE

Nossos caminhos pelo Brasil

Projetos

Cáritas lança livro-reportagem que traz histórias de pessoas migrantes e em situação de rua em Roraima, Rondônia, Pará, Piauí e Acre.

Publicação: 07/04/2024


Contar uma história requer muito mais do que apenas capacidade técnica. Requer abertura para a escuta e para a diversidade de existências e suas experiências particulares.


Foi por meio desse exercício que comunicadores e comunicadoras populares se propuseram ao desafio de se conectar com histórias de pessoas migrantes e em situação de rua atendidas em Roraima, Rondônia, Pará, Piauí e Acre, e apresentá-las no livro-reportagem Nossos caminhos pelo Brasil. A publicação é lançada neste 7 de abril, data em que se celebra o Dia do/a Jornalista.


"Poder contar essas histórias vem com o objetivo de fazer ecoar as vozes de pessoas que sonham, que constroem oportunidades e lutam por direitos. Isso também significa ecoar as vozes de pessoas que são protagonistas da própria história e que compartilham com a Cáritas o desejo de construir uma sociedade do Bem Viver. Para isso envolvemos comunicadoras e comunicadores populares para materializar a nossa escuta e compromisso em atuar de forma humana e com a centralidade nas pessoas com quem caminhamos juntos e juntas", conta Indi Gouveia, Assessora Nacional de Comunicação e integrante da Coordenação Colegiada da Cáritas Brasileira.


Para conhecer a publicação, é só baixar na biblioteca do nosso site.


Confira trechos das entrevistas em vídeo:




A publicação é uma realização da rede Cáritas, por meio do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, com o financiamento do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (@stateprm / @embaixadaeua).


Em sua quarta fase, o Orinoco é uma iniciativa de acesso a água, saneamento e higiene, e de apoio à garantia de direitos fundamentais no Brasil pela população migrante e brasileira em situação de rua. Surgiu em 2019 como resposta ao contexto migratório venezuelano e segue em Roraima, nas cidades de Boa Vista e Pacaraima.


🔗 Acesse www.caritas.org.br/biblioteca

Tag