COLABORE

No mês da água, Cáritas Brasileira lança manual com metodologias e práticas para promoção de higiene

Projetos

Manual Orinoco: Atravessando as Fronteiras dos Hábitos de Higiene traz as atividades ofertadas a migrantes e brasileiros em situação de rua

Publicação: 22/03/2024



Manual da Cáritas foi organizado pelo setor WASH do projeto Orinoco em Roraima. Foto: Divulgação/Cáritas Brasileira


A Cáritas Brasileira lança e disponibiliza o Manual Orinoco: Atravessando as Fronteiras dos Hábitos de Higiene. A publicação, divulgada no mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22/03), apresenta as atividades em Promoção de Higiene realizadas pela rede Cáritas em Roraima, por meio do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras. 


Acesse aqui para download gratuito.


O guia foi construído a partir do trabalho em equipe e inspirado nas pessoas que dia a dia procuram o projeto para ter acesso a água, saneamento e higiene e para melhorar sua qualidade de vida. O documento traz um compilado das atividades ofertadas à população migrante da Venezuela no estado de Roraima. 


Dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram como é o acesso ao saneamento básico e à coleta de lixo nos municípios do Brasil. A pesquisa apontou que mais de 5 milhões de brasileiros ainda não têm banheiro em casa.


Em Roraima, a rede Cáritas traz uma iniciativa para garantir que pessoas migrantes e brasileiras em situação de rua possam ter acesso gratuito e seguro a banheiro privativo. As instalações, que estão nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, contam com sanitários, duchas, chuveiros, bebedouros, fraldários e lavanderias, e já alcançaram mais de 71 mil pessoas, desde 2019. Oferta que vai além do serviço, mas que garante centralidade nas pessoas acolhidas e, com muita criatividade, promove práticas educativas transformadoras. 


"Diante das experiências vivenciadas nesses anos e dos bons resultados obtidos, surgiu a necessidade de compartilhar o conhecimento adquirido, por meio da divulgação das metodologias e dos temas tratados nas promoções de higiene", afirma Jimena Herrera, assessora nacional da Cáritas Brasileira que organizou a publicação.




Mês da Água

Nesta data em que se celebra o Dia Mundial da Água (22/03), a Cáritas Brasileira em Roraima, por meio do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, completou uma semana de atividades voltadas ao meio ambiente e ao uso consciente do nosso bem comum.


A equipe de educadores do Orinoco realizou momentos lúdicos e interativos nas instalações sanitárias Consolata e Rodoviária, na cidade de Boa Vista, voltados para a comunidade migrante e brasileira em situação de rua. Os momentos incluíram gincanas, apresentações teatrais, músicas e espaços para formação sobre hábitos saudáveis de higiene.


Durante essa semana educativa, a equipe da Cáritas também recebeu jornalistas de emissoras locais e nacionais de comunicação para falar sobre os serviços de água, saneamento e higiene, ofertados de forma gratuita em Roraima, e sobre o Manual Orinoco, um portfólio orientativo com as atividades promovidas no âmbito do projeto.


“Além de garantir a água para uso e consumo, realizamos promoções de higiene, com o intuito de subsidiar ferramentas educativas para a população atendida”, declara Luise Villares, coordenadora nacional do projeto Orinoco e assessora nacional da Cáritas Brasileira. Luise ainda comenta o lançamento do Manual WASH, que ressalta a importância da água como direito humano e destaca a abordagem centrada nas pessoas, com informações lúdicas sobre práticas de higiene: “Embora seja desafiador representar toda a extensão de nossa ação transformadora, acreditamos na importância de compartilhar os produtos que fundamentam a existência do Orinoco, como uma iniciativa concreta da Cáritas na construção do bem comum e do acesso à educação.”


Projeto Orinoco

Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras é um projeto da Cáritas Brasileira de acesso a água, saneamento e higiene por pessoas migrantes e brasileiras em situação de rua, e de apoio à garantia de direitos fundamentais no Brasil. Surgiu como resposta ao contexto migratório venezuelano e, em sua quarta fase, segue em Roraima, nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, com o apoio do Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e da Catholic Relief Services. 




Tag