FOTOVIVÊNCIA: Territórios de resistência para o Bem Viver

Projetos

Projeto Raio de Luz promove o cuidado a crianças e adolescentes na ocupação Zumbi dos Palmares, no Distrito Federal

Publicação: 13/12/2019

Fotos e texto: Tainá Aragão - Comunicação Cáritas Brasileira

Quem diria que na Capital brasileira também existiria  Zumbi dos Palmares? Mas, não é do quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, que emancipou vários corpos negros da condição de escravidão que estamos falando. O Zumbi dos Palmares do Distrito Federal é uma transfiguração territorial, espaço de ocupação situado no Núcleo Rural do Morro da Cruz, em São Sebastião, cidade satélite de Brasília-DF.

O projeto Raio de Luz está localizado na ocupação Zumbi nos Palmares há mais de 11 anos. A iniciativa promove o cuidado a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Seu início se deu a partir do trabalho das Irmãs da Associação Beneficente Madre Maria Hubert, com ajuda de voluntários e recursos próprios da comunidade e instituições religiosas que sempre assumiram o atendimento básico à comunidade, funcionando como creche comunitária e outros serviços de convivência.

Em 2016 o Projeto Raio de Luz, passou a ser administrado pela Cáritas Arquidiocesana de Brasília. Hoje, com 50 crianças, o atendimento é realizado no contra turno escolar, no período vespertino, com aulas de reforço, futebol, artesanato e horta.  A comunidade, com mais de 3 mil famílias é totalmente desprovida de serviços públicos como escolas, hospitais e espaços de lazer. Aliado a isso, a realidade de vulnerabilidade social das famílias, que lutam por  condições de moradia digna e acesso a políticas públicas, aumentam a situação de risco e vulnerabilidade das crianças, que lidam diariamente com a ameaça de terem suas casas derrubadas.

Geovana Diniz tem 13 anos e  participa há dois anos do Projeto Raio de Luz. Sua atividade predileta é, sem dúvidas a horta, ela recorda das oficinas que teve esse ano e diz que é um aprendizado que vai levar pra vida. “A horta me ensinou a entender quantas sementes  coloco em cada cova para os alimentos crescerem. Ver que eu posso fazer brotar comida é muito legal, quero fazer isso sempre”, diz. Um dos rituais de finalização da oficina é levar o que se colhe para a própria casa.

Além das atividades que contribuem para potencializar outras perspectivas de vida a essas crianças, o Projeto também é um ponto de ajuda e apoio para a reinserção  social de pessoas que cometeram infrações, uma vez que oferece espaço para execução de medidas alternativas e oportunidade para que as mesmas prestem serviços comunitários. Além disso, o projeto conta com a parceria da Promotoria de Justiça - Ministério Publico, Mesa Brasil, que fornece alimentação diária para as crianças, e também com convênios com universidades para estágios nos atendimentos de Serviço Social e Psicologia.

O Raio de Luz agora ganhou a posse de um novo terreno em frente a ocupação Zumbi dos Palmares, mesmo que a regularização seja benéfica para o projeto, as famílias da ocupação ainda estão sob risco de serem removidas da área. Centenas de casas populares foram construídas ao lado da ocupação, porém, muitas famílias ainda não foram beneficiadas com a possibilidade de uma nova moradia. Em 2020 o Projeto se deslocará para o novo terreno e a expectativa é ampliar sua atuação com crianças e famílias.

O Raio de luz acolhe a todas as crianças independente de religião, raça, cor e gênero. A comunidade reconhece o legado que o Projeto deixa nesse território de luta. Segundo a coordenadora do Projeto, Sebastiana Ramos (Tiana), as famílias sempre partilham dos momentos coletivos. “Fico impressionada com a adesão da comunidade tem com o Projeto, os pais sempre comparecem”, explica. Com a mudança de local, o Projeto tende a crescer e atender a mais crianças, otimizando, dessa maneira, o atendimento da Cáritas na região.

No planejamento para a mudança de espaço, já consta: as primeiras árvores semeadas no local, a maioria nativas do cerrado, serão replantadas pelas próprias crianças no novo terreno, como símbolo de renovação sem esquecer as próprias raízes.