Famílias de PE recebem cestas básicas através de parceria entre a Cáritas Brasileira NE2 e Adveniat

Igreja

Ao todo, nos estados de AL, PE, PB e RN, cerca de 10 mil cestas básicas contendo alimentos, produtos de higiene e limpeza serão doadas

Publicação: 23/06/2020

Como parte do plano emergencial para o combate a Covid-19, a Cáritas Brasileira Regional NE2 realiza nos quatro estados de atuação, AL, PB, PE e RN, em parceria com a Adveniat, instituição católica alemã, a doação de cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social. As 18 entidades-membro que compõem a CBNE2 identificaram em seus respectivos estados, as famílias que irão receber as mais de 10 mil cestas básicas contendo alimentos, produtos de higiene e limpeza.

No estado de Pernambuco, a Cáritas Diocesana de Pesqueira foi escolhida no fórum Cáritas do estado para fazer a gestão do projeto, que tem a estimativa de entregar cerca de 2.184 cestas básicas indicadas pelas 6 entidades-membro pernambucanas. A instituição Tecendo Cidadania, parceira da CBNE2 no município de Palmares, finalizou as entregas das cestas esta semana, totalizando 11 paróquias beneficiadas na Diocese de Palmares. São mais de 364 cestas distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

A Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa, localizada no município de Nazaré da Mata, doou 250 cestas básicas para famílias carentes no município de Itambé. Na cidade de Limoeiro, cerca de 150 cestas também foram doadas a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, e Instituto Padre Luiz Cecchin. Dona Maria Lúcia, moradora da cidade de Limoeiro, mãe de 3 filhos e responsável pelo sustento da casa recebeu através do Instituto Padre Luiz Cechin, a doação de uma cesta básica. "Cuido sozinha dos meus três filhos e estou muito grata pela doação do Instituto. Não tenho ninguém por mim, e esta doação é muito importante para minha vida e dos meus filhos, chegou no momento certo", comentou.

No município de Garanhuns, através da Cáritas Diocesana de Garanhuns, cerca de 360 cestas foram entregues na periferia da cidade, e em outras instituições como associações, cadeia pública, para a Fazenda da Esperança (masculina e feminina), movimentos dos desafios jovens, e tantos outros. A presidente da Cáritas Diocesana de Garanhuns, Aparecida Nascimento, que participou das entregas das doações, uma delas na Área Pastoral Sagrado Coração de Jesus, na casa de Dona Terê, relata o depoimento da moradora. "Obrigado, esta cesta chegou em boa hora. Meu armário estava vazio, e Deus providenciou vocês neste dia tão abençoado. Muito obrigado a todos que se uniram para ajudar a gente", declarou emocionada.

"Nós enquanto Igreja queremos só agradecer a Adveniat por essa iniciativa e parceria com Cáritas Regional Nordeste 2, e demais parceiros que colaboraram para esta cesta básica chegasse aos mais necessitados em tempos de pandemia e incertezas", declarou Aparecida Nascimento.

"Esta campanha tem como objetivo fortalecer as diversas iniciativas em todo território nacional, paróquias e Dioceses. Em parceria com a Adveniat uma organização da Igreja Católica alemã, conseguimos ampliar as parcerias nos estados de AL, PB, PE e RN, e dessa forma, vamos entregar as famílias carentes cestas básicas, produtos de higiene e limpeza para mais de 30.000 famílias carentes, em 120 municípios nestes quatro estados. Importante reforçar que alguns itens dessas cestas terão produtos da agricultura familiar, o que fortalece e valoriza ainda mais a renda desses agricultores e agricultoras em tempos de pandemia", disse a secretária regional da Cáritas Brasileira Regional NE 2, Neilda Pereira. "Quem quiser ajudar e ampliar essa rede de solidariedade pode procurar a paróquia mais próxima da sua residência, e doar alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal", finalizou.

Em Caruaru, a Cáritas Diocesana atendeu 370 famílias em situação de vulnerabilidade dos municípios de Caruaru, Bonito, Chã Grande, Riacho das Almas, São Caetano, Tacaimbó e Ibirajuba, no Agreste de Pernambuco, com entrega de cestas básicas e produtos de higiene e limpeza. Os seminaristas diocesanos participaram ativamente das entregas, relatando a alegria e gratidão das famílias ao receberem os alimentos.

No município de Saloá, através da Cáritas Diocesana de Garanhuns, cerca de 50 cestas foram entregues na Paróquia São Vicente de Paulo para atender famílias carentes da periferia da cidade. Também estão na lista dos municípios contemplados pelo projeto em Pernambuco; Caruaru, Riacho das Almas, São Caetano, Cachoeirinha, Jupi, Canhotinho, Água Preta, Gameleira, dentre outros.

Com milhares de agricultores pontuando sobre a dificuldade de comercializar seus produtos durante a pandemia do novo coronavírus, parte dos produtos das cestas básicas do município de Garanhuns foram adquiridos da Agricultura Familiar. “Nesse momento de pandemia, nós estamos garantindo que nosso agricultor não perca produção, e que melhore a própria alimentação dele. Esses recursos estão melhorando a economia local”, destacou Edimilson Paulino, coordenador de projetos da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2.

Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 e Adveniat

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (CBNE2), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com sede em Recife, e atuação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, integra uma Rede de Solidariedade que no mundo desenvolve ações que transformam vidas, a partir da vivência do Evangelho de Jesus Cristo.  A Adveniat é uma instituição mantida pela Conferência episcopal Alemã que arrecada fundos, junto à população católica da Alemanha, a fim de subsidiar projetos de Evangelização e de ações pastorais junto às comunidades mais carentes na América Latina e no Caribe.