COLABORE

Direito à saúde: Cáritas Brasileira inicia implantação de tecnologia para acesso à água potável

Projetos

“Bom seria se todos tivessem a oportunidade de ter uma água tão limpa como essa”, diz morador de comunidade atendida pelo Projeto Ajuri.

Publicação: 19/04/2021


O Projeto Ajuri pela vida na Amazônia da Cáritas Brasileira e Cáritas Articulação Norte 1, desde de março, iniciou a implantação de cisternas de captação de água da chuva para as comunidades de 13 municípios do Amazonas. Ao todo serão 242 famílias contempladas com a instalação da tecnologia de acesso direto à água potável.

A instalação iniciou no município de Coari, interior do Amazonas, e contemplou as comunidades: Menino Deus do Bom Jardim, São Francisco da Costa do Juçara, Divino Espírito Santo da Vila Floresta, Comunidade São Francisco do Jacaré, Santa Luzia do Elvira, Bom Jardim do Japiim, São José do Campinas, São Francisco do Laranjal. Foram 25 famílias beneficiadas neste município.

A tecnologia de captação da água da chuva consiste na captação através das calhas na lateral do telhado das casas, passando por um filtro que faz o processo de clarificação. Logo após, a água potável é encaminhada para um tanque que tem capacidade de armazenar até 2 mil litros de água potável.

Para Jeanine Tenório, assessora de WASH do projeto Ajuri, a instalação desses sistemas viabiliza uma maior qualidade de vida para a população atendida.

“Populações que nunca tiveram acesso a água potável podem agora ter esse recurso para que sua higienização possa ser mais eficiente, reduzindo os riscos de contaminação pelo coronavírus, entre outras enfermidades.”, explicou a agente Cáritas.

No município de Itacoatiara já foram instaladas 46 cisternas nas comunidades Nossa Sra. da Paz, Nossa Sra. das Graças, Nossa Sra. da Conceição e Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, do total de 80.

Na Prelazia de Tefé iniciou-se a construção das bases que receberam a instalação das 112 cisternas. As comunidades contempladas são Batalha de baixo, Nossa Senhora de Fátima, São Francisco do Aiucá, Feliciana, Capucho, Madureira, Nova esperança, Turé, Bacuri, Miriti, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Pedro, Jurupari, São Sebastião do Repartimento, Nova Olinda e Nova Olinda 2.

Próximas instalações

A partir de 15 de abril iniciaram-se as instalações no município de Parintins, especificamente, nas Comunidades do Caburi e Mocambo. Serão 25 famílias contempladas com as cisternas.

A água é um elemento essencial para garantia de cuidado e bem-viver, principalmente durante a atual crise vigente. Contudo, o acesso a esse bem não é uma realidade para todas as famílias. Por isso, a Cáritas está atuando diretamente nessa realidade, a fim de garantir às famílias o acesso à água potável.



Comunidades do baixo e médio amazonas poderão usufruir de água potável.

 

Para Francisco Manoel, morador da comunidade da Vila Floresta, município de Coari, receber a cisterna é a oportunidade de cuidado e uma vida mais saudável para ele e os demais comunitários. “Bom seria se todos tivessem a oportunidade de ter uma água tão limpa como essa, pronta para o consumo, acima de tudo uma água que nunca tivemos. Uma água limpa e boa, vai melhorar nossa fonte de vida e de saúde.”, disse após ter recebido a cisterna em sua residência. 

 

 


Tag