Comunicado da Cáritas Brasileira para prevenção e contenção do coronavírus (COVID-19)

Geral

Orientações para prevenção e contenção da pandemia do coronavírus (COVID-19) a toda Rede Cáritas

Publicação: 16/03/2020

À Rede Cáritas Brasileira,

Nós, da Rede Cáritas Brasileira, comunicamos que em virtude das orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Ministério da Saúde, dos Governos Estaduais e Municipais, para a prevenção e contensão da pandemia do coronavírus (COVID-19), reforçamos e orientamos as seguintes providencias a serem adotadas por toda a Rede Cáritas no Brasil, entidades membro, escritórios regionais, articulações e escritório nacional. Tais medidas também se estendem as equipes dos projetos em execução pela Rede Cáritas no período de 17 de março a 06 de abril de 2020, data em que avaliaremos novamente a evolução da pandemia no Brasil.

Manter parte da equipe dos escritórios regionais, nacional, articulações e entidades membro, trabalhando em casa, assessorias e equipes de comunicação, ficando os mesmos disponíveis por e-mail e telefone;

Mulheres grávidas, pessoas com saúde debilitadas e com imunidade baixa, orientar que fiquem em casa nesse período;

Estabelecer um rodizio de trabalho com as equipes do administrativo e demais funções que necessitam serem desempenhadas nos escritórios. Levar em consideração os trabalhadores e trabalhadoras que precisam de transporte coletivo para chegar no local de trabalho;

Cancelar as atividades externas, viagens, encontros, seminários, reuniões e qualquer tipo de evento até dia 6 de abril, data em que avaliaremos a situação da evolução da pandemia;

Suspender o atendimento ao público nos escritórios durante esse período;

Orientar as equipes e ao público com os quais trabalhamos para a prática das medidas preventivas de higiene e fortalecimento da imunidade;

Manter os escritórios limpos e arejados, disponibilizando aos funcionários que necessitarem trabalhar nos escritórios, álcool em gel 70%, máscaras e luvas;

Acompanhar o monitoramento da evolução do coronavírus em todo o Brasil.

Seguimos em oração, no cuidado e firmes na luta pela saúde de todas e todos nós.

Colegiada Nacional da Cáritas Brasileira