COLABORE

CNBB promove série de lives sobre a Fratelli Tutti, nova Encíclica do papa Francisco

Igreja

A série integra a Ação Solidária Emergencial "É Tempo de Cuidar", iniciativa que nasceu para mobilizar a solidariedade durante a pandemia

Publicação: 05/10/2020



Na tarde de sábado (03), em Assis, Francisco celebrou a missa e assinou a sua terceira Encíclica, Fratelli Tutti.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, a partir desta terça-feira, 6 de outubro, uma série de lives sobre a nova encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti (Todos irmãos). As novas transmissões ao vivo nas redes sociais da CNBB sucedem as conversas dos últimos meses dentro da Ação Emergencial "É Tempo de Cuidar", realizadas às 17h, a cada terça- feira.


O aprofundamento do documento que entra no magistério do papa Francisco será feito com a ajuda dos assessores da CNBB e dos bispos membros das Comissões pastorais. O objetivo é conhecer, aprofundar e refletir sobre os grandes temas da nova Encíclica do Papa Francisco que reflete sobre a fraternidade e a amizade social.


Acesse a íntegra da Encíclica Fratelli Tutti


O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, é o primeiro convidado da série de lives. Nesta terça-feira, dia 6 de outubro, ele aborda a reflexão “Da Laudato Si à Fratelli Tutti: Ecologia Integral e amizade social”. Dom Joel comentou a recepção do novo documento: “Num mundo em que as divisões e as polarizações se acentuam, o Santo Padre convida a humanidade a se reconhecer na fraternidade. Somos todos irmãos e irmãs, filhos do mesmo Pai, frutos do amor criador. As divisões são consequência do pecado e isso não vale apenas para os cristãos. Vale para todas as pessoas, cristãs ou não. Como o próprio Papa fala logo na introdução, a finalidade da Encíclica foi “destacar o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço”, um amor, uma fraternidade, portanto, universais. Nesse sentido, a encíclica é bastante atual”

O secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, será o mediador das lives. Ele situa as reflexões citando um trecho do novo documento: “É tempo de cuidar da fraternidade iniciando processos que promovam a amizade e justiça social ‘a fim de que, perante as várias formas atuais de eliminar ou ignorar os outros, sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras" (Fratelli Tutti N. 6)”.


Confira os temas que serão refletidos durante as próximas lives:



6/10 – Da Laudato Si a Fratelli Tutti: Ecologia Integral e amizade social

13/10 – Quais são as sombras de um mundo fechado?

20/10 – Um estranho no Caminho

27/10 – Pensar e gerar um mundo aberto

03/11 – Um coração aberto ao mundo inteiro

10/11 – A Política melhor

17/11 – Diálogo e Amizade Social

24/11 – Percursos de um novo encontro

1/12 – As religiões a serviço da fraternidade no mundo


Acesse aqui outras informações sobre a Encíclica Fratelli Tutti

Tag