CNBB e Cáritas Brasileira lançam série de reportagens em áudio sobre Ação Solidária Emergencial

Igreja

As matérias temáticas vão contar como as ações de solidariedade podem contribuir para o combate da crise provocada pela Covid-19

Publicação: 09/07/2020

A Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançam na próxima segunda-feira (13), uma série de matérias em áudio sobre a Ação Solidária Emergencial “É tempo de Cuidar”. O conteúdo temático vai contar como as iniciativas de solidariedade podem contribuir para o combate da crise provocada pela Covid-19.

A Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil: “É Tempo de Cuidar” teve início no dia 12 de abril de 2020. Nesse período, o Brasil contava com pouco mais de cinco mil mortes confirmadas pela Covid-19. Hoje, três meses depois, choramos mais de 68.055 mil vidas perdidas. A inteligência científica ainda não encontrou um caminho seguro que ajude a proteger vidas e evitar mortes diárias. Cresce a cada dia também o número de pessoas que tiveram suas vidas profundamente afetadas pela impossibilidade de manter sua atividade profissional, devido à necessidade de distanciamento social ou que perderam seus empregos.

A pandemia está devastando um mercado de trabalho já precário no Brasil. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Covid (Pnad Covid), divulgada dia 3 de junho de 2020, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego passou de 11,8%, na semana de 31 de maio a 6 de junho, para 12,4% na semana de 7 a 13 de junho. No mesmo período, o número de desempregados/as cresceu de 11,228 milhões para 11,854 milhões, mais 626 mil pessoas em busca de uma vaga em apenas uma semana.

A “É Tempo de Cuidar” torna-se uma gota no oceano ou um simples grão de areia, frente às várias pessoas afetadas pela crise que assola o Brasil, mas pode contribuir positivamente na vida de famílias atendidas pela Ação. Cada vida importa, cada doação faz sentido para quem a recebe.

A iniciativa já atendeu 520 mil pessoas, arrecadou 2.869,459 quilos de alimentos, 300.023 unidades de refeições prontas pra consumo, 221.899 itens de higiene, 134.481 equipamentos de proteção individual, 131.862 unidades de roupas e calçados, mobilizou R$ 2.026.101, envolvendo mais de 100 dioceses e segue mobilizada para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, assim como permanece com o olhar atento e ações solidárias nas “periferias, tanto geográficas como existenciais”. Saiba mais, acesse aqui!

Após 13 semanas de mobilização, a iniciativa solidária inicia uma 4ª fase. Nessa etapa serão visibilizadas as ações territoriais, por meio de conteúdos em áudio. As matérias serão disponibilizadas nas plataformas digitais da CNBB e da Cáritas Brasileira, como Spotify e SoundCloud.

Serviço: Matérias para Rádio - Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil

Lançamento: 13 de julho de 2020