COLABORE

CNBB e Cáritas Brasileira firmam parceria com União Europeia para apoio às famílias da Bahia e Minas

Projetos

Articulação foi concretizada após visita de comitiva internacional aos municípios afetados, entre os dias 03 e 08 de janeiro de 2022.

Publicação: 20/01/2022


Itabuna - Sul da Bahia

Comunidade atingida em Itabuna/BA



Articulação foi concretizada após visita de comitiva internacional aos municípios afetados, entre os dias 03 e 08 de janeiro de 2022, e destinará 1 milhão de euros para a campanha emergencial #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade Que Transborda.



As fortes chuvas deram uma trégua e as águas das enchentes baixaram, mas agora as comunidades atingidas na Bahia e em Minas Gerais se deparam com os estragos causados e iniciam a reconstrução de suas vidas. No fim do ano passado, 25 pessoas perderam a vida e mais de 100 mil ficaram desabrigadas na Bahia. Em Minas Gerais já são 25 óbitos e 52 mil pessoas fora de casa desde o início de 2022.


Esse cenário de emergência repercutiu mundialmente e chamou a atenção de entidades da cooperação internacional. Dentre essas a União Europeia e a Cáritas Suíça, que logo após a virada do ano enviaram para o Brasil Roman Majcher, Especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas, e Rebekka Reischmann, Gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça. O intuito foi verificar a situação local, com o apoio da CNBB e Cáritas Brasileira.



Representantes da CNBB, União Europeia e Cáritas Suíça conversam com moradores em Medeiros Neto/BA


Assim, dentro da agenda de mobilização da campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda, a delegação esteve nos municípios baianos de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itamaraju, entre os dias 3 e 8 de janeiro. A missão incluiu ainda reuniões com entidades parceiras, paróquias e poder público. 


“Viemos ver os impactos das enchentes e encontramos uma situação dramática, em que diversas comunidades perderam tudo, com consequências relacionadas a moradia, saúde, subsistência e proteção, por isso, estamos muito preocupados com esse cenário, uma vez que a resposta ainda não ganhou o ritmo esperado de assistência humanitária básica às pessoas que sofreram danos”, declarou Roman Majcher, Especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia.



Da esquerda para a direita: Luiza Almeida (Oficial de Monitoramento e Avaliação do Unicef Brasil), Rebekka Reischmann (Gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça) e Roman Majcher (Especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia)


Rebekka Reischmann, Gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, também se impressionou com a conjuntura: “Mesmo após termos visto as imagens na televisão, ficamos muito impactados e preocupados já nas primeiras visitas em Ilhéus e Itabuna, em que vimos casas e ruas inteiras destruídas. É uma situação muito séria, por isso precisamos realmente juntar todas as forças disponíveis para garantir que as vidas dessas muitas famílias possam ser reconstruídas o quanto antes”.


Os representantes da cooperação internacional foram acompanhados por Valquíria Lima, Coordenadora Nacional da Cáritas Brasileira, por José Jardel do Nascimento, Secretário Regional da Cáritas Nordeste 3, e pelos bispos das regiões afetadas: Dom Giovanni Crippa (Diocese de Ilhéus), Dom Carlos Alberto dos Santos (Diocese de Itabuna) e Dom Jailton de Oliveira Lino (Diocese de Teixeira de Freitas).



Da esquerda para a direita: Dom Carlos Alberto dos Santos (Diocese de Itabuna), Dom Jailton de Oliveira Lino (Diocese de Teixeira de Freitas), Valquíria Lima (Coordenadora Nacional da Cáritas Brasileira), Rebekka Reischmann (Gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça) e Dom Giovanni Crippa (Diocese de Ilhéus)


O objetivo da missão foi, primeiramente, ouvir o que as comunidades afetadas têm a dizer sobre o que vêm atravessando neste momento e, a partir daí, somar forças para salvar vidas, atender as necessidades imediatas e oferecer acolhimento e proteção. 


"As ações de solidariedade não podem parar, assim como também é importante fortalecermos a nossa incidência política junto aos governos municipais, estaduais e federal, pois o Estado precisa dar uma resposta a essas famílias, uma vez que os desastres são enormes e muitas delas perderam tudo”, afirma Valquíria Lima.


“E nós também queremos chamar a atenção ao fato de que essa situação é resultado de um modelo de desenvolvimento e que, cada vez mais, nós viveremos fenômenos como esse, portanto, é necessário repensar essa lógica e investir em ações de prevenção, a fim de que catástrofes como essas possam ser minimizadas”, completa.


                                                                            Reunião com o Governo do Estado da Bahia em Ilhéus


Parceria com a União Europeia 



José Jardel do Nascimento, Secretário Regional da Cáritas Nordeste 3, conversa com moradora de comunidade de Itamaraju/BA

A partir das visitas foi possível iniciar o mapeamento das necessidades e identificar as lacunas no processo de apoio às populações afetadas, para planejamento da aplicação dos recursos arrecadados pela campanha emergencial #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda, iniciada no dia 11 de dezembro de 2021.


Agora, a campanha será fortalecida por meio da doação de 1 milhão de euros pela União Europeia, via consórcio Cáritas Suíça, Cáritas Bélgica e Cáritas Brasileira. O recurso beneficiará famílias dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju (Nova Alegria), Jucuruçu e Dário Meira, na Bahia, Palmópolis e Rio do Prado, em Minas Gerais.


Serão 1.000 famílias beneficiadas com bolsas de subsistência e serão distribuídos 5.000 kits de higiene familiar, 5000 mil kits de limpeza e 1.000 kits infantis. Ao todo, 24 mil pessoas atendidas. A iniciativa terá duração de seis meses e será realizada entre fevereiro e julho de 2022.


Acesse aqui o comunicado oficial da parceria.


Com os recursos das doações realizadas por meio da campanha de arrecadação, este número irá aumentar, alcançando ainda mais pessoas e chegando em outras cidades.



Moradora retorna à sua casa em comunidade de Itajuípe/BA


#SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda

 

🆘A arrecadação continua! Você pode contribuir com a campanha, através das contas do escritório nacional da Cáritas Brasileira:


Banco do Brasil

Agência: 0452-9

C/c: 50.106-9


Caixa Econômica Federal

Agência: 1041

C/c: 1132-1


✉️ Para DOC, TED, OU PIX O CNPJ DO ESCRITÓRIO NACIONAL DA CÁRITAS BRASILEIRA É 33.654.419/0001-16



A cobertura completa da missão aos municípios atingidos na Bahia é possível acessar nas mídias sociais da Cáritas Brasileira:


03 de janeiro: Ilheús


03 de janeiro: Ilheús e Itajuípe


04 de janeiro: Itabuna


05 de janeiro: Reunião com o Governo do Estado da Bahia


06 e 07 de janeiro: Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itamaraju


Tag