Cáritas realiza ações emergenciais em Minas Gerais para ajudar famílias durante a pandemia

Geral

Com investimento da Fundação Banco do Brasil, a Cáritas vai atender cerca de 4.170 pessoas em vilas, favelas e ocupações urbanas de BH

Publicação: 21/05/2020

Presidente da Coopersoli, Silvana Maria com catadores e catadoras de materiais recicláveis que receberam a cesta

A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais recebeu investimento de R$ 100 mil da Fundação Banco do Brasil (FBB) para doações de cestas básicas e materiais de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade social em Sete Lagoas, Belo Horizonte e Região Metropolitana. O projeto também garantiu R$ 100 mil para a compra de equipamentos para o hospital de campanha do estado. O hospital tem previsão de abertura em 1º de junho e funcionará em Belo Horizonte, atendendo os pacientes do coronavírus.

As doações das cestas estão sendo realizadas de 18 a 23 de maio e vão minimizar os impactos da pandemia na vida de 834 famílias, atingindo cerca de 4.170 mil pessoas. Na próxima sexta-feira (22) e sábado (23), as cestas serão entregues na Pedreira Prado Lopes, na ocupação Pátria Livre. Os agentes da Cáritas estão entregando as doações em um centro de distribuição, no Armazém do Campo, em locais centrais das comunidades atendidas e na casa das famílias, sempre evitando filas ou aglomerações.

Entre as pessoas atendidas estão catadores de materiais recicláveis, integrantes de empreendimentos solidários, migrantes, moradores de vilas, favelas e ocupações. Ao receber as doações, Silvana Maria Leal de Assis, presidente da Coopersoli (Cooperativa dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região), agradeceu e ressaltou que esse é um momento muito sério em que as cestas irão trazer alegria para as mesas de muitas famílias. “Nós, catadores, estamos sem trabalhar, não temos retirada de materiais. Então, esse é um momento bem difícil para nós”, explicou.

As famílias beneficiadas foram levantadas a partir de um cadastro prévio junto aos movimentos e pastorais sociais que atuam nas regiões atendidas. As cestas básicas contêm gêneros alimentícios como arroz, feijão, açúcar, farinha, macarrão, leite, ovos, óleo e sardinha, além de produtos de higiene pessoal e limpeza como sabonete, água sanitária e sabão.

A cesta possui itens alimentícios e de higiene e foram distribuídas seguindo os protocolos de proteção contra a Civid-19

A ação integra a campanha “Proteja e Salve Vidas”, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil para mitigar os impactos da pandemia na vida de quem mais precisa. “Para nós, o apoio da Fundação Banco do Brasil foi muito importante porque são dois meses em que as famílias estão em casa sem renda e conseguimos chegar com o pão na mesa de quem realmente precisa”, explicou o secretário executivo da Cáritas Brasileira no Regional Minas Gerais, Rodrigo Pires. Ele também destacou que a compra de equipamentos para o hospital de campanha vai garantir seu funcionamento dentro da data planejada.

A iniciativa tem o apoio da BB Seguros e do banco BV, empresas do conglomerado Banco do Brasil, que destinaram recursos à Fundação Banco do Brasil para ações de assistência social, prevenção e combate a pandemia de Covid-19. Em todo o país, a Cáritas Brasileira vai atender famílias de 37 cidades com os investimentos da FBB.