COLABORE

Cáritas Brasileira reforça compromisso com a Proteção e Salvaguarda.

Institucional

Formação em Roma indica caminhos para o fortalecimento das ações para construção de comunidades eclesiais seguras.

Publicação: 07/03/2024



Dom Mário Antônio e Valquíria Lima junto com a Dra. Patrícia Espinosa, uma das facilitadoras da formação. Foto: Nicolás Meyer/Cáritas América Latina e Caribe


Após 6 dias de formação em Roma, Dom Mário Antônio, Arcebispo Metropolitano de Cuiabá e presidente da Cáritas Brasileira, e Valquíria Lima, Diretora Executiva Nacional da instituição, retornam ao Brasil com conhecimentos e vivências para fortalecer a construção de comunidades eclesiais comprometidas com a segurança e proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade social. 


A agenda é uma iniciativa do Secretariado Latino Americano e Caribenho de Cáritas e reuniu os presidentes e diretores nacionais em torno dessa pauta comum para todo o território continental. O momento também marca o compromisso da rede com a discussão de salvaguarda, integrando a campanha “Yo me comprometo”, atuando na prevenção e enfrentamento de todas as formas de exploração, assédio, abuso e corrupção.


Por meio de relatos, Dom Mário e Valquíria compartilham com a rede Cáritas no Brasil um pouco sobre a experiência da formação.


Foto: Nicolás Meyer/Cáritas América Latina e Caribe



Reforço aos protocolos de proteção

Valquíria Lima destaca alguns pontos da formação, realçando a importância de se manter os protocolos de proteção e salvaguarda no foco das ações da rede Cáritas.




Para além das reflexões e conhecimentos, a Diretora Executiva Nacional chama a atenção para iniciativas que podem animar a construção de comunidades eclesiais mais seguras.




Vivências compartilhadas

Dom Mário Antônio faz uma breve síntese da participação do Brasil na formação.





Dom Mário enfatiza a necessidade da cooperação com as responsabilidades para a atenção aos casos de denúncias de abusos. 




“A Cáritas está no Coração da Igreja”, afirma Dom Mário Antônio, ao se referir à missão solidária da Cáritas no auxílio às pessoas pobres e vulneráveis. 




Amizade Social



Participantes da Formação ficaram 6 dias em Roma. Foto: Nicolás Meyer/Cáritas América Latina e Caribe


O presidente da Cáritas Brasileira pontuou as aproximações entre a segurança das comunidades eclesiais e a amizade social, tema da Campanha da Fraternidade 2024.




Compromisso assumido

Com as vivências e conhecimentos partilhados, Valquíria e Dom Mário reafirmam o compromisso com a proteção integral das pessoas vulneráveis, tanto agentes Cáritas, quanto as acolhidas pelas ações da igreja no Brasil. 


 (Dom Mário Antonio)


(Valquíria Lima)

Tag