COLABORE

Caritas Brasileira realiza a sua XXIV Assembleia Nacional, em Teresina, no estado do Piauí

Institucional

Em Teresina, no Piauí, estão reunidos 250 agentes da Cáritas Brasileira para a XXIV Assembleia Nacional eletiva

Publicação: 20/11/2019



Mesa de abertura da XXIV Assembleia da Cáritas Brasileira 2019 - Foto: Arquivo Cáritas


Entre os dias 19 e 22 de novembro de 2019, a Rede Cáritas Brasileira realiza a XXIV Assembleia Nacional, em Teresina (PI). O tema do encontro é Bem Viver: esperança, resistência e profecia, e o lema “Erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação” (Lc 21,28).

De todas a regiões do país, participam 250 agentes da Rede Cáritas. Aos 63 anos de existência a instituição coloca-se em escuta profunda para avaliar sua missão de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e, participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.

A Rede Cáritas no Brasil comporta 182 entidades-membro, organizadas em 12 regionais e 5 articulações. Com capilaridade que alcança todo o território nacional, nesta XXIV Assembleia Nacional, a Cáritas Brasileira se prepara para viver um momento estratégico para os próximos anos. “Além de ser um fórum de debate, reflexão e deliberação, a Assembleia torna-se um acontecimento que possibilita encontros, reafirma pertencimentos, reforça a determinação e a luta”, diz o documento que orienta o processo preparatório.

 

Programação

Durante os dias de Assembleia os participantes vão refletir a respeito da vida e da missão da Cáritas, participar de painéis temáticos sobre o Bem Viver, as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, além de visitas às seguintes iniciativas desenvolvidas no Piauí que em sua existência são verdadeiros sinais de esperança, resistência e profecia: Projeto Fruto Daqui, Projeto Passagem Santo Antônio, Escola de Culinária Pimenta do Reino, Projeto Casa de Zabelê, projeto Centro da Juventude Santa Cabrini e Acampamento 8 de março.

Na programação também está prevista a realização da Feira do Bem Viver, um espaço cultural na praça pública em frente ao Gran Hotel Arrey, situado na Rua Jaime da Silveira, 433, São Cristovão, Teresina (PI), para compartilhar saberes e sabores a partir da experiência dos empreendimentos que praticam os valores da Economia Popular Solidária. 

A Assembleia também vai marcar o início de um novo ciclo para a Rede Cáritas, uma vez que vai eleger a nova diretoria da instituição para o quadriênio 2020-2024.


Sobre a Cáritas

A Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. Sua origem no Brasil está diretamente relacionada à ação mobilizadora de Dom Helder Camara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, vive sob os valores da pastoralidade transformadora.

Com 63 anos de história no país, a Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e atua como uma rede solidária que trabalha em áreas como migração e refúgio, gestão de risco e emergências, infância e juventudes, economia solidária, comunidades tradicionais, mulheres e equidade de gênero, convivência com os biomas, incidência política, além de outras ações solidárias desenvolvidas.

Apresentação dos Regionais da Rede Cáritas Brasileira - Foto: Arquivo Cáritas

Tag