Cáritas Brasileira promove ações em celebração à Semana das Pessoas Migrantes e Refugiadas

Áreas de Atuação

Campanha contra a xenofobia, discussões com poder público e rodas de conversa sobre direitos fortalecem a programação da rede.

Publicação: 13/06/2023

Para o mês de junho, em que se celebra o Dia Nacional do Migrante (19) e o Dia Mundial do Refugiado (20), a Cáritas Brasileira irá promover uma série de ações que refletem a atuação cotidiana da rede. As atividades começam nesta terça-feira, 13 de junho, com visitas a órgãos públicos.

Por sua vez, a abertura da Semana das Pessoas Migrantes e Refugiadas será no dia 19 de junho, em um momento orante com participação da Cáritas Venezuela, o qual envolverá a vivência da espiritualidade para aprofundar a reflexão com agentes Cáritas sobre a missão institucional junto à população migrante e refugiada.

Também no dia 19 acontece o lançamento da campanha "Juntos Contra a Xenofobia: Acolher com Respeito e Garantir os Direitos", que tem como objetivo sensibilizar para o acolhimento e respeito com as comunidades migrantes que estão no Brasil. Já essa ação está integrada com a campanha global da rede Cáritas no mundo "Together We", ou em português "Juntos", que visa aproximar as pessoas para realizar novas ações e iniciativas, especialmente de base, que combatam a pobreza, restituam a dignidade aos excluídos e protejam a natureza, no espírito da ecologia integral, por meio de comunidades de cuidado.

A Cáritas Brasileira tem uma atuação histórica junto a pessoas migrantes e refugiadas em todo o país. Além do desenvolvimento de programas e projetos na área, a rede segue os ensinamentos de Dom Helder Camara, caminhando junto daqueles e daquelas que mais precisam, firmes na travessia compartilhada, nos momentos de escuta e na centralidade das pessoas.

Cristina dos Anjos, assessora nacional que coordena a área de Migração, Refúgio e Apatridia da Cáritas Brasileira, sublinha que o período é um momento de luta e visibilidade da causa: "Este ano a Cáritas traz algumas agendas com o sentido de marcar a data como uma semana de visibilidade da realidade das pessoas migrantes no Brasil e também as lutas que precisam ser assumidas, por elas e pelas organizações da sociedade civil que caminham junto a essa população”.

Dentro da programação também está sendo planejado um momento de reflexão sobre a Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, com a parceria do IMDH - Instituto de Migrações e Direitos Humanos, da Mawon Associação Haitiana e da Bomoko - Associação dos Africanos em Curitiba, no dia 24 de junho.

Na ocasião, a proposta é promover um momento de diálogo com a população migrante e refugiada de todo o Brasil para olhar para a Política que está sendo construída pelo Grupo de Trabalho estabelecido pelo Governo Federal, com o objetivo de regulamentar o Art. 120 da Lei de Migrações Brasileira.

A Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia prevê a parceria do governo federal com estados e municípios para o atendimento a pessoas migrantes e refugiadas que chegam ao Brasil, e também para migrantes internos. Esse atendimento deve contar com a participação de organizações da sociedade civil, organismos internacionais e entidades privadas.

Para esse evento, as pessoas interessadas devem realizar a inscrição através do link.

Agenda de Diálogos

Para além da programação pensada para envolver a rede, a Cáritas Brasileira se encontra nesta terça-feira, 13 de junho, com representantes do poder público em Brasília. Pela manhã, representantes da colegiada nacional e assessores se reúnem com a Diretora do Departamento de Migrações, Dra. Tatyana Friedrich, e pela tarde com o Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida.

"Nesse momento em que iniciamos um novo governo, com muitas expectativas de processos mais democráticos, entendemos a importância de enfrentar a xenofobia e de nos movimentarmos para garantir a escuta das pessoas migrantes, a fim de que essas possam contribuir de maneira mais efetiva na construção da Política de Migrações", explica Cristina dos Anjos.

Nesses encontros, a instituição irá apresentar notas técnicas sobre igualdade racial; revalidação de diploma e equivalência de certificado; e segurança física, hídrica e alimentar nas fronteiras.

"As notas técnicas abordam as principais problemáticas encontradas na ponta de atuação junto às pessoas migrantes e refugiadas no Brasil, incluindo as violações de direitos humanos e as dificuldades de integração local, e apresentam as boas práticas já desenvolvidas pela Cáritas Brasileira nos hiatos do Governo Federal, além de sugestões de campanhas de conscientização, soluções duradouras e possibilidades de trabalho em conjunto para sanar os desafios enfrentados diariamente por essa população", explica Camila Suemi, assessora nacional da Cáritas Brasileira.

Acompanhe a visita da Cáritas Brasileira aos Ministérios através das redes sociais.