COLABORE

Cáritas Brasileira lança programa de Rádio para fortalecer práticas de cuidado à Covid-19

Projetos

Com lançamento no próximo dia 5 de março, o programa “Ajuri Pela Vida” tem o objetivo de fortalecer práticas de cuidado na pandemia

Publicação: 04/03/2021


Como reforçar a proteção à Covid-19 na Amazônia? Como propor práticas contínuas de cuidado em comunidades distantes dos grandes centros? Essas questões guiam a produção editorial do novo programa radiofônico “Ajuri Pela Vida”, uma iniciativa da Cáritas Brasileira e Articulação Cáritas Norte I por meio do projeto Ajuri Pela Vida na Amazônia. O programa será lançado na próxima sexta-feira (5), a partir das 10h, no fuso horário do Amazonas.

O programa terá ao total 10 episódios com veiculação simultânea em sete rádios do Amazonas: Rádio Alvorada FM 100.1 (Parintins –AM);Rádio Alternativa FM 91.7 (Tefé- AM); Rádio Difusora FM 94 (Itacoatiara- AM);Rádio Panorama FM 95.3 (Itacoatiara- AM);Rádio Cidade Coari FM 97.9 (Coari-AM);Rádio Educação Rural AM 560 (Coari);Rádio Rio Mar FM 103.5 (Manaus). Toda a produção também será disponibilizada em formato podcast no Spotify Cáritas Brasileira. Acesse: https://spoti.fi/3872oPd 




Cultura de Rádio

A proposta da “Rádio Ajuri” nasceu a partir do desejo de proporcionar, por meio de uma linguagem local, informativa e descontraída, uma reflexão sobre a importância de seguir mantendo as recomendações de saúde e proteção da Organização Mundial de Saúde (OMS) durante a segunda onda da pandemia, que assolou muitas comunidades amazônicas. No plano de fundo, o programa visa sensibilizar as comunidades, especialmente, as ribeirinhas, indígenas e quilombolas sobre como os mecanismos de proteção individuais podem contribuir sobremaneira para a contenção da onda de contágio.

Para o Assessor Nacional e coordenador do projeto Jaime Pantoja, o programa é uma oportunidade de dar continuidade ao processo formativo que se fazia presencialmente com as comunidades atendidas pelo projeto. “Antes, esse processo formativo era feito de forma presencial, os educadores iam às comunidades e passavam as informações. Porém, com essa segunda onda da Covid essa parte presencial ficou muito prejudicada. Agora, estamos fazendo todo o processo virtual e aí a gente pensou em utilizar a rádio porque é um instrumento fundamental nessa região. A gente espera que as informações cheguem às pessoas e elas possam ouvir, absorver e disseminar”, enfatiza.


Cuidar de si é cuidar do outro

Os temas abordados nos 10 episódios do programa “Ajuri Pela Vida” estão ligados às necessidades de informação das comunidades do interior. Portanto, além de informações básicas sobre a proteção e cuidados à Covid-19, o programa abordará temáticas ligadas à organização comunitária e gestão das comunidades, juventude, produção rural, água potável, infâncias amazônicas e culturas regionais. Além disso, com a seção “Voz dos educadores” , a intenção é aproximar os educadores do projeto às comunidades atendidas, fazendo uma espécie de intercâmbio das formas de proteção e metodologias de cuidados entre as comunidades atendidas pelo Ajuri. 

A produção do programa foi realizada por dois coletivos de comunicação de jovens amazônicos A “Na Cuia- Produtora Cultural” e a “Maré Cheia”, em parceria com a equipe de comunicação da Cáritas. Essa interação buscou valorizar o protagonismo na produção comunicacional e dar destaque aos costumes, culturas e sonoridades da região amazônica.


Ajuri Pela Vida na Amazônia

O Projeto Ajuri: Pela Vida na Amazônia, objetiva reduzir riscos de infecção por Covid-19 em comunidades mais vulneráveis de 11 municípios amazônicos (Coari,  Tefé, Maraã, Alvarães, Fonte Boa, Juruá, Uarini, Parintins, Itacoatiara, Silves e Itapiranga), 2 Dioceses (Coari e Parintins) e 2 Prelazias (Tefé e Itacoatiara), através da orientação popular para promoção de higiene, de distribuição de kits de higiene e prevenção. Além da implementação de tecnologias sociais de acesso à água que são afetadas com as secas da Região.

Serão, aproximadamente 25, mil pessoas atendidas pela promoção de kits de higiene e  projeto beneficiará 125 famílias com a implantação de sistemas sociais de acesso à água através da captação das chuvas.



As famílias que receberão o sistema já estão sendo cadastradas pelas/os educadoras/es do Ajuri e acompanhadas através do fortalecimento das práticas sanitárias, do acesso emergencial a materiais básicos de higiene. A tecnologia social será instalada ao lado das casas das famílias, visando apoiar o combate à propagação da Covid-19 nesses municípios do Amazonas. As ações do Projeto Ajuri são apoiadas pela Catholic Relief Services (CRS) e financiadas pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).


Para saber mais do projeto, acesse: http://caritas.org.br/


Contato para a Imprensa:

Tainá Aragão (Cáritas Brasileira)

(61) 98316-3755 

taina@caritas.org.br


Tag