COLABORE

Cáritas Brasileira encerra o 1º ciclo PANAS - Exposição Urbana sobre migrantes em SP, RO e PE

Geral

Ação teve como foco sensibilizar a população sobre o melhor acolhimento de migrantes no Brasil

Publicação: 30/09/2020


O Bairro Santo Amaro, em Recife (PE), o Museu da Memória, em Porto Velho (RO) e a famosa Rua da Consolação, em São Paulo, ganharam as cores e formas das vivências, histórias e recomeços trazidos por pessoas migrantes, por meio da PANAS – Exposição Urbana sobre migrantes no Brasil. A ação é  uma iniciativa da Cáritas Brasileira, com o apoio do Projeto Europana, Cáritas Suíça e da União Europeia. As projeções buscaram dar visibilidade aos migrantes no país, bem como sensibilizar a população brasileira para a importância da integração e do acolhimento. 


 Rua da Consolação (São Paulo-SP) - Foto: Benjamin Mast

A curadoria das fotografias aconteceu a partir de um chamamento público, no qual, fotógrafas\os de todo o país enviaram seus trabalhos relacionados à migração. As fotografias foram cedidas de maneira gratuita o que marca a contribuição das/dos profissionais com a causa migratória. 

A curadoria dos registros fotográficos teve o intuito de mostrar a diversidade e potencialidade da população migrante no Brasil e América Latina. Arnaldo Sete, de Recife, foi um dos fotógrafos selecionados para a exposição urbana  PANAS e considera que a fotografia carrega esse poder de gerar empatia. 

“A fotografia nos permite imergir num mundo, num ambiente, numa situação a ponto de despertar a empatia, a ponto de nos questionarmos: e se fosse comigo? É muito gratificante poder participar desse projeto, poder contribuir para uma maior visibilidade dessas famílias”, afirma.



 Bairro Santo Amaro (Recife-PE)- Foto: Arnaldo Sete

Edilaine Guariniri, articuladora da Caritas Brasileira na Articulação Noroeste (Rondônia, Acre  e Sul do Amazonas), relata que a exposição na cidade de Porto Velho a comoveu e deu visibilidade à migração. “Foi muito lindo, fiquei muito emocionada, foi muito marcante pra Porto Velho. Nunca tínhamos tido um evento assim. A exposição deu visibilidade para a causa do migrante, e mostrou que essa causa é de todos nós. Ali nas fotos vemos que são pessoas, são sujeitos, são pessoas de sonhos e de luta. A exposição gerou muito impacto positivo pra cidade”, disse.


 Museu da memória, em Porto Velho-RO, recebeu a exposição Panas (foto: Tainá Aragão)

O segundo ciclo da exposição acontecerá dia 18 de dezembro de 2020, Dia Internacional dos Migrantes. Essa segunda fase da PANAS – Exposição Urbana sobre migrantes no Brasil,  será realizada nas cidades de Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Boa Vista (RR).


SOBRE O PROJETO

O Europana é uma iniciativa que tem como objetivo dar suporte às pessoas migrantes e refugiadas que estão em situação de vulnerabilidade social, em especial, à população venezuelana no Brasil e em outros cinco países da América Latina. O programa é financiado pela União Europeia, fruto do consórcio liderado pela Cáritas Luxemburgo, compartilhado com a Cáritas Alemã, além da Cáritas Suíça e com as partes executoras nos países, como a Cáritas Brasileira.

Pana é uma palavra de origem venezuelana, que significa amigo. A expressão é muito utilizada por migrantes desse país, especialmente, pelos indígenas da etnia Warao.


Tag