COLABORE

Cáritas Brasileira e Cáritas Noruega reforçam parceria em agenda ambiental no Rio de Janeiro

Áreas de Atuação

Fortalecendo Vínculos pelo Meio Ambiente: Cáritas Brasileira e Cáritas Noruega Reforçam Parceria em Intensa Agenda no Rio de Janeiro

Publicação: 12/03/2024


Durante os dias 19 e 21 de fevereiro, o Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira desempenhou um papel central ao conduzir uma agenda dedicada às temáticas da Área de Atuação em Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (Magre) no Rio de Janeiro. Participaram Martha Rubiano, Diretora Global de Clima e Migração da Cáritas Internacional, e representante da Cáritas Noruega.


A agenda se desdobrou em uma série de encontros estratégicos, começando com reuniões com parceiros-chave, como a organização FASE - Solidariedade e Educação e o Instituto IGARAPÉ. Nessas reuniões, houve um compartilhamento de perspectivas e discussões sobre ações na esfera ambiental. A visita ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) representou uma oportunidade para explorar novas formas de colaboração e fortalecer os vínculos entre a Cáritas e instituições financeiras com compromissos voltados à sustentabilidade.



Um dos momentos destacados na agenda foi a conversa com o Deputado Estadual Flávio Serafim (PSOL), presidente da Frente Parlamentar por Justiça Climática da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Nesse encontro, foram discutidas as lacunas existentes nos espaços sociais para reflexões importantes nas políticas governamentais. A reunião abrangeu não apenas os desafios atuais, mas também delineou alternativas na área de energia sustentável, considerando as complexidades das mudanças climáticas e da migração.


Para ampliar ainda mais o entendimento sobre as ações, a equipe da Cáritas Brasileira e a representante da Cáritas Noruega realizaram uma visita à Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro. Lá, puderam conhecer de perto o trabalho realizado pela arquidiocese, especialmente em relação à população em situação de rua e aos migrantes nas periferias urbanas. O encontro com Dom Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e o conselho arquiepiscopal de governo da Arquidiocese acrescentou uma dimensão estratégica, em que se discutiram as intenções de cooperação.



A assessora nacional em Magre, Mariana de Oliveira Estevo, que acompanhou de perto toda a atividade, destacou a importância dessas iniciativas conjuntas. Segundo Mariana, "a troca de experiências e a busca por soluções conjuntas são fundamentais diante dos desafios ambientais e sociais que enfrentamos. A parceria com a Cáritas Noruega reforça nosso compromisso com a construção de um futuro mais sustentável e justo para todos e todas".


Essa extensa agenda junto à Cáritas Noruega não apenas sinaliza a retomada, mas também fortalece e solidifica os laços de cooperação. A parceria revitalizada visa não apenas à construção de um presente mais sustentável, mas também ao fortalecimento de um futuro solidário e justo para comunidades vulneráveis.

Tag