COLABORE

Cáritas América Latina e Caribe realiza encontro da Coordenação Regional Ampliada, em Belo Horizonte

Igreja

Reunião inclui momentos de partilha em grupo e diálogos transversais para encontrar as ligações entre as diferentes atividades.

Publicação: 20/03/2024



De 18 a 22 de março, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, a Cáritas Brasileira participa de reunião da Coordenação Regional (CORE) Ampliada da Cáritas América Latina e Caribe. O encontro reúne os coordenadores das zonas, as referências das equipes de trabalho e serviços, a equipe do secretariado regional e cooperadores. 


Na sessão de abertura, o presidente da Cáritas América Latina e Caribe, Monsenhor Gustavo Rodríguez, e o presidente da Cáritas Brasileira, Dom Mário Antônio da Silva, se conectaram, juntamente com alguns diretores das Cáritas nacionais, para saudar as pessoas presentes. 


Para o coordenador regional, Nicolás Meyer, “Este espaço de coordenação regional nos permite sentirmo-nos parte de um corpo vivo, que, com diferentes dons e carismas, escuta o clamor da terra e o calor dos pobres. Sabemos que os desafios são enormes, mas sentimos a esperança deste momento eclesial que nos convida a continuar trabalhando por um mundo mais justo e fraterno".




Escuta fraterna, partilha e olhar para a realidade 


A dinâmica de trabalho do encontro conta com momentos de partilha em grupo, diálogos transversais para encontrar as ligações entre as diversas atividades. O primeiro dia de trabalho foi aberto por um momento de espiritualidade e por uma jornada de escutas. Gabriela Blanco (Cáritas Argentina), P. Francisco de Asís (Cáritas Mexicana) e Marcus Neto (SELACC) facilitaram a reflexão e animaram a rede a trabalhar com renovado compromisso para os mais necessitados. Cada participante levou consigo um sinal que representasse sua missão na Cáritas.





No momento dedicado ao contexto eclesial da região, a assessora nacional da Cáritas Brasileira Cristina dos Anjos partilhou a experiência vivida durante a primeira sessão da Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre Sinodalidade. “A Cáritas tem sido uma das organizações que tem buscado viver a sinodalidade em seu caminhar. Nesse sentido foi importante o diálogo sobre o Sínodo da Sinodalidade, buscando perceber como podemos contribuir, a partir dos nossos países, nesse momento tão importante na vida da nossa igreja.”




Cristina dos Anjos assessora nacional da Cáritas Brasileira.



Sinodalidade é um termo bastante usado pelo Papa Francisco na condução da Igreja, de maneira a motivar o espírito de unidade do povo cristão, reforçando a necessidade de todas e todos caminharem juntas e juntos, com objetivos comuns na construção do Reino de Deus. Dentre esses objetivos, o de caminhar junto às milhares de pessoas que ainda sofrem com a exclusão social, sem acesso a direitos fundamentais.


Representando o Brasil, além de Cristina dos Anjos participam ainda do encontro a assessora da Cáritas Brasileira Regional Norte 2 Keila Giffoni e o técnico da Cáritas Regional Minas Gerais Lucas Rodrigues. A Cáritas Brasileira é uma das 12 organizações-membro da região que integram o evento.






Moisés Sbardelotto, doutor em Comunicação e professor da PUC Minas, expôs sobre a missão da Igreja no ambiente digital. O contexto social, econômico e político da região foi apresentado por Maurício Abdalla, professor de Filosofia na Universidade Federal do Espírito Santo, a partir de uma leitura crítica da realidade a partir de mudanças objetivas, subjetivas e as consequências. 




Visita a Brumadinho






Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a visita ao Assentamento Pastorinhas, na cidade de Brumadinho, para conhecer a realidade das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale S.A, em 25 de janeiro de 2019. Durante a visita, os participantes puderam dialogar com a agricultora Valeria Antônia Silva Carneiro e o técnico da Cáritas Minas Gerais Lucas Rodrigues. 


Valéria destacou o acompanhamento da Cáritas há aproximadamente 20 anos, na formação de segurança alimentar e formação participativa. A atual fase do acompanhamento da Cáritas na localidade é de garantia da ampla e irrestrita participação das coletividades atingidas. Essa participação deve considerar, também, o acúmulo de conhecimento e diagnóstico relativos aos danos, desde que o acordo judicial foi firmado.


Os trabalhos do dia foram concluídos com a celebração eucarística no Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Brumadinho, e o jantar com a comunidade.


Após o término do encontro, o plano estratégico que está sendo desenvolvido será integrado ao Marco Estratégico publicado no mês de janeiro de 2024. 





Tag