COLABORE

Programa Pana para atuação com migrantes e refugiados

O que é?
O Programa Pana é uma iniciativa desenvolvida pela Cáritas Brasileira e Cáritas Suíça, com apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Esta iniciativa contribui com a assistência humanitária e com a integração de solicitantes de refúgio e migrantes venezuelanos(as) que se encontram em situação de vulnerabilidade social e buscam reconstruir a vida no Brasil. A palavra Pana é bastante popular na Venezuela e significa amigo.

Fluxo migratório
A intensificação do fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil ocasionou um aumento importante de demandas por serviços e políticas públicas, primeiro nas pequenas cidades de fronteira, como Pacaraima(RR), depois nas médias como Boa Vista (RR) e, por consequência, também nas grandes cidades para onde essas pessoas se dirigem em busca de oportunidades para reconstrução de suas vidas.

Casa de Direitos
Em cada cidade o Programa Pana mantêm a Casa de Direitos, um espaço para convivência, assistência psicossocial, assessoria jurídica e formação. Cada Casa de Direitos conta com uma equipe multidisciplinar, assim constituída: psicólogo(a), assistente social, educador(a) social, e assessor(a) jurídico(a). Esses profissionais também visitam as casas de acolhida pelo menos duas vezes por semana.
Até o final de 2018 mais de 20 mil migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio foram atendidos de Norte a Sul do país.
Situação
08/11/2018
08/11/2018
04/12/2018
10/01/2019
09/07/2019

O Programa Pana inaugura, em Brasília (DF), a primeira Casa de Direitos.

O espaço oferece atendimento jurídico, psicossocial entre outros serviços, nas seis cidades de acolhida.

Abertura da Casa de Direitos em Brasília

O espaço oferece atendimento jurídico, psicossocial, entre outros serviços para migrantes e refugiados no Distrito Federal e nas cidades do entorno.

O Programa Pana acolhe o primeiro grupo de migrantes venezuelanos em Brasília.

Entre 2018 e 2019 mais de 1.000 migrantes venezuelanos(as) foram recebidos(as), nas seis cidades de acolhida.

Primeira etapa da campanha Eu Migrante.

Tem início a primeira etapa da campanha nacional Eu Migrante, com o objetivo de sensibilizar os brasileiros(as) para a acolhida e envolvimento com a integração de migrantes e refugiados.

Segunda etapa da campanha Eu Migrante.

Lançamento da segunda etapa da campanha nacional Eu Migrante, com foco em geração de renda e emprego. Uma página na internet foi criada para reunir currículos e proporcionar oportunidades.