COLABORE

Capacitação para migrantes e refugiados do DF e entorno

A formação e o atendimento acontece na Casa de Direitos, em Brasília. As aulas estão organizadas em um curso com 5 módulos, sendo o primeiro em língua português e cultura brasileira, e os seguintes sobre leis trabalhistas, economia solidária, empreendedorismo e informática básica. Os migrantes e refugiados atendidos também contam com apoio psicossocial.
Em decorrência das dificuldades de adaptação, principalmente em função da necessidade de comprovação de suas aptidões profissionais e percursos acadêmicos, muitas vezes, pessoas em situação de migração ou refúgio vivem condições análogas à escravidão ou ficam vulneráveis a subempregos.

Adaptação e independência
O projeto conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e busca ser uma referência segura de orientação e articulação para as pessoas em situação de migração e refúgio, fortalecendo o protagonismo dos mesmos nos processos de inserção e pertencimento às realidades locais. A iniciativa também busca reunir e fomentar iniciativas e parcerias que promovam capacitações e certificações nos mais diversos segmentos profissionais. De novembro de 2018 a agosto de 2019, a Casa de Direitos atendeu mais de 1.200 migrantes e refugiados de 58 nacionalidades diferentes.
Situação
23/10/2018
27/10/2018
08/11/2018
03/04/2019
08/04/2019
19/07/2019
10/09/2019
13/12/2019

Início do Programa Pana.

Em parceria com a Cáritas Suíça, a Cáritas Brasileira inicia, em sete capitais do país, o Programa Pana. Uma iniciativa de acolhida, proteção e integração de imigrantes no Brasil.

Início da primeira turma do módulo de capacitação em língua portuguesa.

Migrantes e refugiados de países como Togo, Venezuela, Senegal, Haiti e Afeganistão participaram desta etapa formativa.

Abertura da Casa de Direitos em Brasília.

O espaço oferece atendimento jurídico, psicossocial entre outros serviços para migrantes e refugiados no Distrito Federal e cidades do entorno.

Conclusão da primeira turma dos 5 módulos formativos.

Conclusão da primeira turma dos 5 módulos formativos que ofereceram capacitação em língua portuguesa e cultura brasileira, inclusão digital, empreendedorismo, economia solidária e leis trabalhistas.

Início da segunda turma do ciclo formativo de cinco módulos.

Início da segunda turma para o ciclo formativo de cinco módulos com formação em língua portuguesa e cultura brasileira, leis trabalhistas, economia solidária, empreendedorismo e informática básica.

Conclusão da segunda turma dos 5 módulos formativos.

Conclusão da segunda turma dos 5 módulos formativos que ofereceram capacitação em língua portuguesa e cultura brasileira, inclusão digital, empreendedorismo, economia solidária e leis trabalhistas.

Início da terceira turma para o ciclo formativo de cinco módulos.

Início da terceira turma para o ciclo formativo de cinco módulos com formação em língua portuguesa e cultura brasileira, leis trabalhistas, economia solidária, empreendedorismo e informática básica.

Conclusão da terceira turma dos 5 módulos formativos.

Conclusão da terceira turma dos 5 módulos formativos que ofereceram capacitação em língua portuguesa e cultura brasileira, inclusão digital, empreendedorismo, economia solidária e leis trabalhistas.