Semana de Mobilização da Ação Solidária É Tempo De Cuidar acontece na próxima semana

Institucional

De 8 a 12 De junho, Ação Solidária intensificará arrecadação de alimentos em todo país

Publicação: 02/06/2021

Acesse aqui publicação original, divulgada pela CNBB

De 8 a 12 de junho próximo, a Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar” desenvolverá uma série de atividades com o objetivo de intensificar a arrecadação de alimentos em todo o Brasil. A ação é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira, fortalecida com a parceria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Movimento de Educação de Base (MEB) e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

Uma série de ações está prevista para animação destes dias em que a coleta de alimentos será intensificada como celebrações, live e a realização, em diversos pontos do Brasil, de “drive thrus”.  O frei Rogério Soares informa que na paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa senhora das Mercês, em Brasília (DF), será organizado um ponto de entrega de alimentos, de domingo a domingo, das 7h às 18h. É o caso também da rádio Rádio Bom Jesus FM 98.1, da diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), que fará, no dia 12 de junho, uma ação de “drive thru” em frente à sua sede.

De acordo com o bispo de Roraima (RR) e segundo-vice presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Mário Antônio da Silva, o foco de ação da segunda fase da Ação Solidária Emergencial é na arrecadação de alimentos tendo em vista o agravamento da situação de insegurança alimentar e do desemprego no país. O presidente da Cáritas salientou, em reunião do Conselho Pastoral Episcopal da CNBB, na última  quarta-feira, 26 de maio, a importância da ação como uma manifestação de sinais de esperança, fé e solidariedade no contexto da pandemia.

O diretor-presidente da Associação Nacional de Escolas Católicas (ANEC), padre João Batista, afirma que a organização se soma à Ação Solidária “É Tempo de Cuidar” com o objetivo de ajudar ainda mais as pessoas em situação de vulnerabilidade, além de fortalecer a solidariedade nas instituições educacionais católicas do Brasil.

“A ANEC tem mobilizado as associadas para contribuir com as ações da Campanha. Além de enviar as iniciativas de solidariedade que tem sido realizadas nas instituições durante esse período, a Associação tem convidado outras associadas à também participar. Nos canais de comunicação, a ANEC tem estimulado ainda mais a articulação e a doação de outras escolas e universidades”, disse.

Organização da caridade

A presidente da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Ribeiro, chama a atenção para o fato de que “a fome não espera”.  Ela convida todas congregações religiosas presentes no território brasileiro a se unirem numa única luta pelo direito a se alimentar. “Por isso, a CRB se junta a outros organismos da Igreja no Brasil nesta oportuna campanha: É tempo de cuidar”, conclamou.

O secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, salienta que a Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar” ajuda a organizar, na Igreja no Brasil, o serviço da caridade. “Trata-se de uma ação que estamos intensificando agora por conta da pandemia, mas que precisa ser permanente para trabalhar esta dimensão da vida dos cristãos e católicos: a doação e a caridade”, disse.

A secretária-executiva do Movimento de Educação de Base (Meb), irmã Delci Franzen, informa que a organização ampliou os parceiros doadores e o volume de alimentos arrecadados, buscando superar uma tonelada de alimentos ao mês. “Nesta direção o objetivo é fortalecer os núcleos de base do MEB em diversos estados para colaborar na divulgação, mobilização e arrecadação de alimentos junto com dioceses e paróquias, informando as ações e seus resultados na plataforma da Campanha”, disse.

Foto: Caritas Paraná

Programação da Semana de Mobilização:

8 de Junho – Abertura

9hSanta Missa na Casa Bom Samaritano- Brasília (DF), presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado

Geração de Sinal: Rede Vida e transmissão pelas tvs de inspiração católicas do Brasil

19h30Live - É Tempo de Cuidar : Semana de Mobilização Nacional

Transmissão nas redes sociais das entidades parceiras

12 junho – Dia especial de doações em todo o país

6h45Santa Missa no Santuário Bom Jesus da Lapa, presidida pelo bispo dom João Santos Cardoso

Durante o dia: Ações locais de arrecadação em drive thrus organizado por comunidades e paróquias católicas

Geração de sinal: TV Aparecida e retransmitido pelas tvs de inspiração católica

Como registrar as ações

A Ação Emergencial Solidária É Tempo de Cuidar lançou, no dia 20 de maio, um vídeo que explica o passo a passo do cadastro de atividades na plataforma de registro da campanha. A organização da Ação Solidaria Emergencial pede que todas as ações realizadas por dioceses, pastorais, organismos e congregações sejam registradas na plataforma criada para sistematizar os dados. O registro ajudará a tornar nítidos o impacto e a abrangência dessa que tem sido considerada a maior ação solidária na história recente da Igreja Católica no Brasil.

Segundo a Cáritas Brasileira, organização que coordena a sistematização dos dados, desde o início da segunda fase, no dia 11 de abril, domingo da Misericórdia, a Ação já arrecadou 1 tonelada e meia de itens alimentícios, R$ 140.000,00, 252 mil alimentos para consumo (marmitas), 117 mil kits de higiene pessoal, 115 mil equipamentos de proteção individual e 53 mil unidades de roupas e calçados. A atualização dos números pode ser acompanhada aqui na Plataforma de registro das ações.