Rede Cáritas promove ação de entrega de itens emergenciais na Terra Indígena São Marcos, em Roraima

Igreja

A ajuda é voltada a indígenas do Alto São Marcos que sofreram com as fortes chuvas e consequente transbordamento do rio Surumu.

Publicação: 05/02/2024

A ação de entrega teve início com uma celebração de Pajelança guiada pela pajé Leoneide Macuxi e apresentação de danças e cantos Parixara.

Em Roraima, a Terra Indígena São Marcos integra as etnias Macuxi, Taurepang, Wapichana e Sapará, que juntas somam cerca de 11 mil pessoas convivendo no mesmo ambiente. O território está entre Boa Vista e Pacaraima, cidade que faz fronteira com a Venezuela.

No ano passado, várias comunidades foram atingidas pelos efeitos das fortes chuvas, evento climático que comprometeu espaços comunitários, com 10 casas de farinha levadas pelas águas, casas e plantações destruídas.

“Eventos extremos desse tipo, como também longos períodos de estiagem, tendem a ser cada vez mais frequentes, devido à degradação do meio ambiente pela ação humana por meio dos grandes empreendimentos”, assim iniciou sua fala o assessor nacional da Cáritas Well Leal, que articulou a resposta emergencial da Igreja na T.I São Marcos. “Ao mesmo tempo, é importante que vocês saibam que a Cáritas está aqui para apoiar as comunidades afetadas”, completou.

A rede Cáritas Brasileira, mobilizada pela Associação dos Povos Indígenas de São Marcos (APITSM), desde o período das chuvas, tem se organizado com doações imediatas de kits de higiene e filtros de barro, além de incidência junto a parceiros internacionais para fortalecer a resposta emergencial.

Por meio da área de atuação Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE) foi possível, com o apoio da organização humanitária inglesa The Little Way Association, a doação de materiais para a construção de 10 casas de farinha, telhas para reparo de moradias atingidas, itens para dormir e cozinhar.

Marcelo Pereira, coordenador da APITSM, Well Leal, assessor nacional da Cáritas Brasileira e Maria Francelina, tuxaua da comunidade São Francisco.

A primeira parte desse apoio chegou à comunidade no dia 01 de fevereiro, com a entrega de 125 redes, 125 cobertores, panelas e utensílios domésticos. Os itens para reconstrução das casas de farinha estão em processo de compra e em breve serão entregues às comunidades, que ficarão responsáveis pelas obras.

“Este é o momento em que a gente consolida uma parceria entre a Cáritas e a Terra Indígena São Marcos, que já vinha sendo esboçada desde 2021”, afirmou Marcelo Pereira, coordenador da APITSM.

A entrega ocorreu na Comunidade Indígena Ingaarumã, município de Pacaraima, e contou com a participação dos tuxauas (lideranças) das aldeias Nova Esperança, São Francisco, Bananal, Sorocaima I e II, Samã, Jerusalém e Arai.

Dileane Selvino do Nascimento, tuxaua da aldeia Ingaarumã.

“Primeiramente eu gostaria de agradecer a Deus por ter concedido pessoas boas para nos ajudar, em seguida a toda a comunidade que se envolveu para construir este ‘malocão’, este barracão para receber aqui vocês que vieram de longe, de outras comunidades. Sejam bem vindos!”, declarou Dileane Selvino do Nascimento, tuxaua da aldeia Ingaarumã.

Durante a ação foi possível vivenciar uma celebração de Pajelança guiada pela pajé Leoneide Macuxi, com apresentação de um grupo de danças e cantos Parixara. O momento ainda contou com uma homenagem a Padre Edy Savietto, missionário que atuava fortemente na região e fez a páscoa em 2023. Estavam presentes representantes das comunidades indígenas, parceiros, assessoria nacional da Cáritas Brasileira, membros da Cáritas Diocesana de Roraima, através de Ir. Terezinha, presidente, e Orilene Marques, secretária-executiva. Também participaram da ação o Padre Lúcio Nicoletto, da Diocese de Roraima, Padre Mattia Bezze, presidente da Cáritas Paroquial e Pároco de Pacaraima, e Dom Paulo Andreolli, bispo auxiliar de Belém.