Plenária do Condraf indica ações prioritárias para o desenvolvimento rural sustentável para 2024.

Cáritas Brasileira participa da mesa diretora do Conselho.

Publicação: 07/02/2024

Conselheiros/as em plenária, deliberaram sobre ações prioritárias para 2024. Foto: Acervo/Condraf

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável realizou, entre os dias 24 e 26 de janeiro, a sua segunda plenária presencial, reunindo conselheiros/as e representantes de organizações e entidades ligadas ao desenvolvimento rural em diversas áreas, como educação, produção sustentável e economia popular solidária.

Durante a plenária, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, que também é o presidente do Conselho, abriu os trabalhos com a indicação de uma série de prioridades para as ações do Condraf. A retomada de investimentos para ampliar recursos em educação no campo, com a possível rearticulação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e o fortalecimento da Agricultura Familiar, através de ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), foram importantes pautas debatidas e aprovadas na plenária do Conselho.

Foto: Acervo/Condraf

O Assessor Nacional da Cáritas Brasileira, Jaime Conrado, que também participa do Conselho na mesa diretora, afirmou que as prioridades tiradas no planejamento são muito importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar, por serem ações que valorizam os territórios e as famílias que tiram seu sustento da lide com a terra. “Educação no campo, e o aumento do financiamento para programas como o PAA e o Pronaf, são fundamentais, e foram aprovadas pela plenária do Condraf.” relatou Jaime.

A Cáritas Brasileira ocupa uma cadeira no conselho, além de representar as Organizações da Sociedade Civil junto à mesa diretiva do Conselho junto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Jaime Conrado, da equipe de Assessoria Nacional da Cáritas Brasileira, fala um pouco sobre as deliberações da Plenária do Condraf.

OUÇA AQUI:

Agenda de ações

O Conselho deliberou também sobre a realização de eventos importantes para coletivizar o debate e compartilhar conhecimentos e ações para o desenvolvimento rural. Na Assembleia das Organizações da Sociedade Civil, coordenada pela Cáritas Brasileira e Contag, indicou a mesa diretiva a convocação imediata da terceira Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária, com as primeiras etapas ainda para este ano.

A Conferência de Assessoria Técnica Rural (ATER), ficou para o ano de 2025, após a realização do Seminário Nacional de ATER, que terá o objetivo de rever o plano construído na última conferência.