COLABORE

Organizações da Sociedade Civil apoiadas pelo Fundo OSC compartilham experiências

Projetos

O Fundo de Apoio às Organizações da Sociedade Civil (Fundo OSC) contribui para o fortalecimento das OSC e da Plataforma MROSC

Publicação: 09/03/2021




Por Jucelene Rocha


No último dia 26 de fevereiro de 2021, a Plataforma MROSC reuniu representantes das organizações signatárias que tiveram projetos contemplados pelo Edital 001/2020 Fundo de Apoio às Organizações da Sociedade Civil (Fundo OSC), para o monitoramento das ações.

A metodologia da reunião possibilitou que cada organização apresentasse, a partir de três pontos como está a execução de cada projeto. As perguntas mobilizadoras para a partilha foram: o que avançou? Quais são as próximas ações? Quais são os desafios?

O evento possibilitou, a partir da escuta coletiva, a identificação dos temas priorizados pelos projetos que vão motivar as ações das signatárias contempladas com o Fundo OSC até junho de 2021, novo prazo estabelecido para a execução das atividades previstas. Pautas como criação ou mobilização do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração (Confoco), cultura, gestão municipal, mobilização social a partir de processos de comunicação e formação de multiplicadores, integram a agenda de ações e articulações.

Inicialmente, a previsão era que todos os projetos executassem suas ações até março de 2021, mas o cenário da pandemia gerou novos desafios e prioridades para as organizações envolvidas, como destaca a assessora técnica do Elo e Ligação, responsável pelo monitoramento dos projetos, Candice Araújo. “Percebemos que está sendo um desafio executar tudo que foi planejado. A possibilidade de estender o plano de trabalho por mais um tempo vai ajudar para que as organizações encontrem o melhor caminho e a melhor forma para realizar as ações de forma virtual”, conclui a assessora.

Candice também destacou que diante do desafio da sustentabilidade das organizações, o Fundo OSC se apresenta como uma oportunidade para garantir os caminhos que podem levar à segurança institucional, tão ameaçado no atual contexto político do Brasil. “O Fundo é um recurso à disposição das signatárias para que elas possam fortalecer o seu campo de atuação, diante de cada política pública que a organização prioriza”, conclui.


Ouça Candice Araújo


 


Somar experiências

Marilúcia de Fátima Souza Feitosa, representante da OSC Cantinho Girrassol apresentou os caminhos desenvolvidos pela Plataforma MROSC Distrito Federal, a partir dos recursos disponibilizados pelo Fundo OSC. A principal iniciativa destacada foi a ação denominada Terceiro Setor em Primeiro Lugar. Inicialmente, a previsão era realizar encontros presenciais, a partir da articulação das OSC no Distrito Federal (DF), mas o cenário de pandemia exigiu que os encontros fossem realizados de forma online. “Estamos crescendo muito a partir da reflexão coletiva. Conseguimos realizar 10 encontros e 10 vídeos que também abordam os temas e dados levantados pela Fundação Grupo Esquel Brasil que nos tiraram do senso comum e nos provocaram bastante para a realização das ações planejadas daqui pra frente. Conseguimos constituir também quatro comissões mobilização, formação, comunicação e advocacy”, relatou.

Lucas Seara, representante da OSC Legal Instituto/ECOS, destacou a importância do Fundo OSC no intercâmbio das experiências que já inspiram ações inovadoras a partir da perspectiva do potencial criativo do teatro, da poesia e de todas as expressões artísticas que aproximam mais as pessoas dos temas que interessam às OSC. “Fico muito feliz porque o projeto OSC Legal/ECOS tem, de fato, feito um diálogo muito produtivo com as outras organizações contempladas pelo Fundo OSC. É importante registar aqui as parcerias que tem nascido e a abertura para seguirmos  nessa construção em novos projetos”, afirmou.

Para Jailson Costa, representante do projeto Governança e consolidação da Plataforma MROSC Pernambuco, o momento de encontro para monitoramento foi inspirador. “Ouvir as experiências, constatar dificuldades que foram enfrentadas e as soluções encontradas traz inspiração pra gente que está na mesma caminhada e quero levar essa inspiração para a Plataforma MROSC Pernambuco”, declara.


Encaminhamentos

Durante a reunião de monitoramento foi confirmada a agenda de um momento específico para aprofundar os processos de comunicação, em abril de 2021. O momento será importante para alinhar e planejar um caminho de mobilização social, a partir da comunicação, especialmente nos projetos que tem os processos de comunicação como finalidade, mas também inserindo os demais que entendem a comunicação como eixo transversal. Outro encaminhamento importante foi o momento de avaliação previsto para a primeira quinzena de agosto de 2021.

A partir da sensibilização provocada pela escuta das organizações que integram a Plataforma MROSC Acre, decidiu-se também adiantar recursos para que as organizações locais do estado possam pensar e iniciar uma mobilização de solidariedade com a população que sofre o agravamento da pandemia de Covid-19 e as graves consequências das enchentes. Dez cidades do Acre sofreram com alagamentos e mais de 121 mil pessoas estão afetadas.

Uma vez que a Plataforma MROSC vai lançar uma nova chamada para as Plataformas Estaduais, pela emergência a Plataforma Estadual Acre será priorizada e neste caso os recursos sairão do Edital 003/2021 Mobilização para uma ação solidária da Plataforma MROSC Acre a ser publicado nos próximos dias.


Fundo OSC

O Fundo OSC tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSC), na construção de um ambiente legal, político e institucional favorável, que avance na implementação federativa da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, a fim de promover a participação cidadã no desenvolvimento sustentável, além de buscar fortalecer a organicidade institucional da Plataforma MROSC, a partir da ampliação de bases regionais e territoriais de articulação política das OSC.

Lançado em março de 2020, o Edital beneficia hoje OSC em todo o Brasil a partir de duas modalidades de projetos. A primeira modalidade é destinada à organizações signatárias da Plataforma MROSC que promovem ações para potencializar e fortalecer a articulação das Plataformas Estaduais atualmente existentes: Acre, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe. Nesta modalidade cada projeto recebeu recursos de até R$ 16.000.

A segunda modalidade é destinada à organizações signatárias da Plataforma MROSC e possibilita a execução de 10 projetos em OSC caracterizadas como pequenas ou médias. Estas receberam recursos de até R$ 30.000.

Conheça os 17 projetos apoiados pelo Fundo OSC AQUI

Tag