Oficina MAGRE internorte promove intercâmbio sobre Emergência Climática e Direitos Socioambientais

Áreas de Atuação

Organizado pela Cáritas Brasileira e parceiros, o evento reuniu agentes e lideranças indígenas em Porto Velho/RO.

Publicação: 11/06/2024

Entre os dias 3 e 6 de abril de 2024, ocorreu mais uma oficina da área de atuação Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE), intitulada Oficina MAGRE Internorte - Roda de Direitos Socioambientais. Organizado pela Cáritas Brasileira, através da Articulação Noroeste, Articulação Norte 1 e Regional Norte 3, em parceria com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) Rondônia, o evento reuniu cerca de 25 participantes, incluindo agentes da Cáritas, CIMI, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Pastoral Indigenista e lideranças indígenas das etnias Karitiana, Aikanã, Paumari, Cassupá e Cassupa-Salamãe.

A atividade que ocorreu no Centro de Formação e Lazer Casa Betânia, em Porto Velho, teve como objetivo promover um intercâmbio em rede sobre os desafios da emergência climática e os direitos socioambientais, facilitando a troca e multiplicação de práticas e conhecimentos entre agentes Cáritas e lideranças comunitárias. Além disso, o encontro serviu para a coleta e sistematização de casos de violações de direitos de comunidades atingidas ou ameaçadas.

Durante os quatro dias, foram realizadas diversas atividades, incluindo discussões temáticas sobre a emergência climática, legislações ambientais e gestão de riscos e desastres, rodas de conversa para troca de experiências focadas nos impactos da emergência climática nos territórios e na proteção dos direitos da natureza, além de mapeamento participativo e caminhada comunitária com atividades de campo para identificar elementos de risco nas comunidades, seguidas de análise coletiva e construção de um plano comunitário de ação para incidência.

A oficina fortaleceu a articulação entre os diversos agentes e lideranças presentes, promovendo a troca de saberes e a construção conjunta de estratégias de incidência socioambiental. A coleta e sistematização de casos de violações de direitos destacou a importância de uma atuação integrada e consciente na defesa dos territórios e direitos das comunidades, reafirmando o compromisso com a promoção da justiça socioambiental.