COLABORE

No dia da Pessoa Refugiada, Cáritas Brasileira Lança Podcast sobre vivências em Migração e Refúgio.

Áreas de Atuação

Experiências na área de atuação foram compartilhadas no episódio de estreia.

Publicação: 20/06/2022


No Dia Mundial da Pessoa Refugiada, a Cáritas Brasileira lança o primeiro episódio de uma série de podcasts que tem como temática a área de atuação, com troca de experiências e vivencias de pessoas que participam ativamente de projetos que estão diretamente ligados ao apoio e atendimento a pessoas migrantes em diversos estados e regiões do país.  


Nesse primeiro episódio, para abrir a temporada, Cristina dos Anjos, coordenadora do Projeto de Incidência pelos Direitos da Migração e do Refúgio e do Projeto MigraSegura, e Raphael Macieira, coordenador do Projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, apresentam as experiências das ações executadas pela rede. Em clima de bate papo, Cristina e Raphael compartilharam como a vivência nos projetos se relaciona diretamente com os verbos propostos pelo Papa Francisco para a solidariedade com pessoas migrantes e refugiadas: Acolher, Proteger, Promover e Integrar.  


  Ação prática 


Cristina inicia sua fala com uma lembrança sobre qual a atuação da Cáritas em migração e refúgio através dos seus projetos. “No contexto da migração, o nosso acolher vem muito a partir das ações e projetos que nós desenvolvemos.”, conta a coordenadora dos Projetos MigraSegura e Projeto de Incidência pelos Direitos da Migração e do Refúgio. Logo após, ela fala um pouco sobre o objetivo de cada iniciativa, relacionando a ação prática de cada uma com a proteção e integração de pessoas migrantes na sociedade em diversas áreas, do mercado de trabalho ao atendimento básico de direitos fundamentais.  

 

Acolher cotidiano 


Nesse sentido, Raphael ressalta que, “enquanto rede Cáritas, a visão do acolher e proteger está presente nesse atendimento humanizado, pois o acolher e proteger dentro do trabalho de base são cotidianos.” Ele relaciona esse contexto do acolhimento e da proteção com o trabalho do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, que faz o atendimento a pessoas migrantes venezuelanas em situação de rua, auxiliando no acesso a água potável, higiene e saneamento básico.  



Europana 


Além dos projetos comentados no podcast, a Cáritas Brasileira também tem a oportunidade de vivenciar os quatro verbos do Papa Francisco no projeto Europana. O Projeto Europana, tem como objetivo apoiar pessoas migrantes e refugiadas em situação de vulnerabilidade através de ações de assistência e proteção. Atualmente, o Europana está em sua terceira fase (que começou em agosto de 2021) e, até agora, 1080 refugiados e refugiadas já foram atendidos(as). Deste grupo, percebe-se que o maior número de atendidas foram mulheres maiores de idade (472) e mulheres menores de idade (198). Além disso, é importante destacar que 113 refugiados e refugiadas deste grupo pertencem a algum povoado indígena. 


O Podcast está disponível na estação da Cáritas Brasileira no Spotify. Acesse clicando AQUI


Tag