COLABORE

Mulheres e água: exposição retrata a conexão de mulheres migrantes com o rio e suas travessias

Projetos

A exposição é resultado de uma série de atividades promovidas pela Cáritas Brasileira em cinco estados, através do projeto Orinoco.

Publicação: 18/03/2022




O projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras desenvolve ações de WASH em cinco estados, promovendo acesso à água, saneamento e higiene. Além disso, o projeto atua com a promoção dos direitos sociais no Brasil, mediando o acesso à regularização migratória, a serviços de saúde, educação e assistência social, e ainda no acompanhamento de casos graves de violação de direitos.

No mês de março, marcado pelo Dia Internacional das Mulheres e Dia Mundial da Água, o projeto realiza uma exposição com fotos e histórias, nas cidades de Boa Vista (Roraima), Rio Branco (Acre), Porto Velho (Rondônia) e Teresina (Piauí), localidades em que o Orinoco está presente. 

A exposição traz uma série de histórias, como a de Yumille Gonzales Mendonza, que vive hoje no Piauí. As mãos que carregavam galões de água, em busca de água potável, são as mesmas no ofício do artesanato e no repasse de sua cultura para crianças. Os cantos também são ensinados e, das lembranças de infância, as brincadeiras no rio e na lama são memórias latentes.

Além dela, outras histórias podem ser reconhecidas. Norzy Ruiz conta sobre a travessia pelo Rio Acre e o sentimento que foi chegar ao Brasil. A história da venezuelana é carregada de resistência e superação. “O desafio maior é que tenho, em minha família, uma situação de saúde e, com os encaminhamentos dados pela ajuda humanitária, estamos conseguindo ter acesso aos serviços. Estou realmente aliviada em estar no Brasil”, relata. 

A exposição é resultado de uma série de momentos com mulheres migrantes, ligados à temática de gênero e relação com a água, que tiveram o objetivo de estimular que as participantes se reconhecessem como sujeitas de direitos para impulsionar outras mulheres.

Em Roraima, por exemplo, a exposição é resultado da construção de um rio de histórias. As mulheres, que estavam em Boa Vista, partilharam suas experiências e depois foram registradas. 


Todas as fotos da exposição podem ser encontradas na galeria virtual e interativa logo abaixo:




Confira os locais e período de exposição nos estados


RORAIMA: 

Pátio Roraima Shopping - 22 a 30 de março

R. João Alencar, 2181 - Cauamé, Boa Vista - RR, 69311-137

PIAUÍ:

22 de março - 9h às 18h - Encontro dos Rios

23 e 24  de março– 9h às 17h – Terminal Rodoviário 

28 e 29 de março – 9h às 17h – Shopping da Cidade  

30 e 31 de março – 9h às 17h – Colégio Diocesano

ACRE: 

Exposição entre os dias 28 de março e 1 de abril.

Das 8h às 17h 

Rio Branco: Prédio das Obras Sociais da Diocese de Rio Branco - FADISI 

Brasiléia: Paróquia Nossa Senhora das Dores

RONDÔNIA:

25 e 26 de março- 18:30 as 22:00 - Mercado Cultural de Porto Velho 

29 e 31 de março - após a missa das 19:30 Paróquia São Cristóvão

26 e 27 de março - 18 e 19h - Catedral do Sagrado Coração de Jesus


O PROJETO

O projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras é uma ação da rede Cáritas e conta com o financiamento do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. 

Em três anos de atuação, o projeto já beneficiou mais de 17 mil migrantes em Roraima. No estado, a Cáritas Brasileira construiu instalações WASH, que são espaços de acolhimento e promoção de acesso à água, saneamento e higiene, para atender a população de rua, além de estar presente e promover melhorias em ocupações espontâneas e em território indígena. 

Em 2022, o projeto avançou para mais quatro estados: Acre, Pará, Piauí e Rondônia, com a perspectiva de fortalecer o acolhimento à população migrante presente no norte e nordeste do país.

Tag