COLABORE

Mensagem da administração temporária da Cáritas Internacional ao Santo Padre

Institucional

Durante audiência no dia 11 de maio, na Cidade do Vaticano, uma mensagem da Cáritas foi lida ao Papa Francisco.

Publicação: 12/05/2023


Na abertura da programação da 22a Assembleia Geral da Cáritas Internacional, em um evento privado com o Papa Francisco, a administração temporária do organismo leu uma mensagem especial ao pontífice. Leia na íntegra em português, a seguir, ou consulte aqui em mais línguas (inglês, italiano, francês e espanhol).



Sua Santidade, bom dia.

Obrigado por nos receber nesta manhã e pela grande alegria que este encontro nos traz.

Viemos de 160 países, tendo caminhado juntos por quatro anos desde nosso último encontro. Seguir em frente, todos juntos, é um projeto "profético" de fé e esperança que também requer paciência e esforço... um pouco como uma família. Com efeito, a Cáritas quer ser uma família que valoriza a diversidade dos seus membros porque vivemos a missão comum de acompanhar as pessoas mais vulneráveis ​​do planeta, colocando-as sempre no centro.

Neste caminho estivemos presentes juntamente com os bispos e com as Igrejas locais nas periferias da humanidade, nos países ricos e pobres, e em tantas situações de crise, esforçando-nos por mostrar o rosto amoroso da Igreja e trabalhar por um mundo mais pacífico, justo e em comunhão com a criação.

O Nordeste da África, a Ucrânia e os países vizinhos, a Venezuela, o Sahel, o Congo, Mianmar, a Síria, a Turquia, o Paquistão, as ilhas do Pacífico e muitos outros países são os lugares onde o nosso empenho e a nossa oração contribuíram com "cinco pães e dois peixes". Embora às vezes esses dons possam parecer milagrosos, sabemos que eles são a pequena oferta que colocamos aos pés do Senhor Jesus em nossa missão de serviço.

Hoje iniciamos nossa 22ª Assembleia Geral, um tempo de graça, alegria, oração, debates e decisões, intitulado “Construindo novos caminhos de fraternidade”.

Nestes dias, desejamos de coração que o Espírito Santo e a Palavra de Deus sejam uma lâmpada de discernimento para nos guiar enquanto projetamos a continuação de nosso caminho de caridade; um caminho que nos apresenta desafios a serem superados, mas que também traz frutos imensos de paz, força, misericórdia e esperança, porque sabemos que com Jesus ao nosso lado nada nos faltará.

Santo Padre, com o mais profundo afeto e inteira confiança, pedimos-lhe que dirija os nossos passos nestes dias e asseguramos-lhe as nossas orações por ti.

Pier Francesco Pinelli
Maria Amparo Alonso Escobar
Administração Temporária da Cáritas Internacional


Tag