Na abertura da programação da 22a Assembleia Geral da Cáritas Internacional, em um evento privado com o Papa Francisco, a administração temporária do organismo leu uma mensagem especial ao pontífice. Leia na íntegra em português, a seguir, ou consulte aqui em mais línguas (inglês, italiano, francês e espanhol).
Sua Santidade, bom dia.
Obrigado por nos receber nesta manhã e pela grande alegria que este encontro nos traz.
Viemos de 160 países, tendo caminhado juntos por quatro anos desde nosso último encontro. Seguir em frente, todos juntos, é um projeto "profético" de fé e esperança que também requer paciência e esforço... um pouco como uma família. Com efeito, a Cáritas quer ser uma família que valoriza a diversidade dos seus membros porque vivemos a missão comum de acompanhar as pessoas mais vulneráveis do planeta, colocando-as sempre no centro.
Neste caminho estivemos presentes juntamente com os bispos e com as Igrejas locais nas periferias da humanidade, nos países ricos e pobres, e em tantas situações de crise, esforçando-nos por mostrar o rosto amoroso da Igreja e trabalhar por um mundo mais pacífico, justo e em comunhão com a criação.
O Nordeste da África, a Ucrânia e os países vizinhos, a Venezuela, o Sahel, o Congo, Mianmar, a Síria, a Turquia, o Paquistão, as ilhas do Pacífico e muitos outros países são os lugares onde o nosso empenho e a nossa oração contribuíram com "cinco pães e dois peixes". Embora às vezes esses dons possam parecer milagrosos, sabemos que eles são a pequena oferta que colocamos aos pés do Senhor Jesus em nossa missão de serviço.
Hoje iniciamos nossa 22ª Assembleia Geral, um tempo de graça, alegria, oração, debates e decisões, intitulado “Construindo novos caminhos de fraternidade”.
Nestes dias, desejamos de coração que o Espírito Santo e a Palavra de Deus sejam uma lâmpada de discernimento para nos guiar enquanto projetamos a continuação de nosso caminho de caridade; um caminho que nos apresenta desafios a serem superados, mas que também traz frutos imensos de paz, força, misericórdia e esperança, porque sabemos que com Jesus ao nosso lado nada nos faltará.
Santo Padre, com o mais profundo afeto e inteira confiança, pedimos-lhe que dirija os nossos passos nestes dias e asseguramos-lhe as nossas orações por ti.
Pier Francesco Pinelli
Maria Amparo Alonso Escobar
Administração Temporária da Cáritas Internacional