COLABORE

Mais de 200 voluntários/as fazem parte da rede de apoio do Projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas.

Projetos

Voluntariado é fundamental para a construção de ações solidárias da Rede Cáritas em Roraima.

Publicação: 31/10/2024


Foto: Acervo/Cáritas Brasileira


O senhor Cezar Munhoz, migrante venezuelano no Brasil, de 58 anos, deixou a Venezuela, seu país de origem, no dia primeiro de junho de 2022. Ele saiu com destino ao Equador, em busca de um emprego para a idade dele. Após dois anos lá, sem conseguir o tão sonhado emprego, decidiu que iria para o Brasil, onde chegou no dia 15 de janeiro de 2024.   

“Sem um dólar no bolso, saí caminhando. Caminhei. Tomei sol. Peguei chuva. Foram 53 dias caminhando. Dormi na rua. Cheguei aqui no Brasil no dia 8 de março, e conheci umas irmãs que não há um dia que eu não me lembre delas. Comecei a trabalhar com elas. Através delas, como voluntário, estive trabalhando. Isso me motivou tanto que, em questão de meia hora, eu disse que se elas quisessem, eu iria também para outros lugares”, explicou o seu Cezar. 

Cezar Munhoz, voluntário da Cáritas Brasileira em Roraima. Foto: Acervo/Cáritas Brasileira

Quando chegou, não tinha documentação brasileira, logo, também não tinha conta bancária. Ainda assim, decidiu que seria voluntário. “A maioria dos nossos voluntários têm uma história de vida muito forte, seja social, seja psicológica e emocional. Mas aqui sentem acolhimento, passam a acolher também e se transformam, transformando também as suas realidades. E isso para nós é o que vale. Eles nos apoiam e nós os apoiamos”, disse Áurea Cruz, coordenadora local do Projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas.


Rede de apoio solidário

Em dois anos de atuação do projeto no combate à insegurança alimentar e à fome em Boa Vista, Roraima, 213 voluntários e voluntárias participaram do processo, atuando em diferentes setores como monitoramento, auxílio logístico,, cozinha e estoque, comunicação e administrativo. 

Para a Rede Cáritas, o voluntariado  é um eixo forte de atuação, sendo uma das áreas de atuação estratégicas da organização Em celebração ao Dia do Voluntariado, o projeto realizou uma atividade de acolhimento, relaxamento e descontração com 48 voluntários/as em atividade no mês de agosto. “Tem muitas pessoas que sentem que caíram. Não, não se sintam cansados. Levantem-se. Andem. Para que vocês vejam. Só temos que ter fé em nós mesmos”, concluiu seu Cezar.

Parte da equipe de voluntariado que atua na Rede Cáritas em Roraima, através do Projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas. Foto: Acervo/Cáritas Brasileira

Sobre o projeto

Sumaúma: Nutrindo Vidas é uma ação de Segurança Alimentar e Nutricional promovida pela Cáritas Brasileira, com financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. O projeto é realizado em parceria com a Associação Mexendo a Panela e com a Cáritas Diocesana de Roraima. Em 2024, o projeto alcançou a marca de 1 milhão de refeições servidas, para mais de 30 mil pessoas únicas. 


Tag