COLABORE

Líderes da Cáritas e da Igreja da AL e Caribe rumo à COP 30

Igreja

Líderes da Cáritas e atores-chave da Igreja da América Latina e do Caribe se reúnem para coordenar esforços rumo à COP 30

Publicação: 06/12/2024


Um encontro entre a Caritas Internationalis, a Cáritas da América Latina e do Caribe e o Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM) reuniu, presencial e virtualmente, atores-chave da esfera católica para traçar o caminho rumo à COP30, marcada para novembro 2025 em Belém, Brasil. Participaram pessoalmente dois dos novos cardeais nomeados pelo Papa Francisco, Monsenhor Tarcísio Isao Kikuchi, Presidente da Cáritas Internationalis e Monsenhor Jaime Spengler, Presidente do CELAM e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este momento estratégico, que aconteceu no Palazzo San Calisto na manhã desta quinta-feira, 05, visa fortalecer a coordenação e definir objetivos claros para a preparação deste evento global.

O Dr. Víctor Genina, Diretor de Desenvolvimento Humano Integral da Caritas Internationalis, que coordenou a reunião, destacou que esta reunião visa estabelecer um contato inicial com os principais atores católicos que atuam ativamente. participar no processo COP30 a nível nacional, regional e global para gerar sinergias antes de chegar à COP 30, proporcionando uma voz unificada que tenha peso nas mesas de negociação. decisão.

Musamba Mubanga, Gerente Sênior de Advocacia para Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar da Cáritas Internationalis, declarou que estamos em um momento importante para falar sobre o assunto, não apenas por causa das mudanças climáticas, mas por causa do momento político em que vivemos.

Monsenhor Juan Carlos Barreto, Presidente da Pastoral Social da Conferência Episcopal da Colômbia, compartilhou com os presentes aprendizados da Igreja na COP 16, que Foi celebrado em outubro, na cidade de Cali e do esforço eclesial latino-americano com a Rota Laudate Deum.

Monsenhor Spengler, em nome do Celam e da CNBB, também afirmou a importância do trabalho articulado de toda a igreja do continente, envolvendo todos os atores. A seguir, o secretário-geral da Conferência Episcopal Brasileira, Monsenhor Ricardo Hoepers, apresentou os passos dados até agora, com a abertura de um escritório na cidade de Belém, para operacionalizar o trabalho da Igreja Católica. Hoepers destacou o diálogo privilegiado com o governo brasileiro e considera o momento atual oportuno para uma boa coordenação.

Para o presidente da Caritas Internationalis, Monsenhor Kikuchi, diante dos inúmeros eventos de mudanças climáticas que o mundo tem enfrentado recentemente, o caminho para a COP30 é uma oportunidade de unir forças e trabalhar juntos para construir soluções.

Outros atores da Cáritas na América Latina e no Caribe participaram virtualmente da reunião. Este encontro foi uma oportunidade única para refletir, partilhar experiências e consolidar um roteiro que permite à Igreja e aos seus aliados ser uma voz profética na busca pela justiça climática, marcando um impacto significativo na COP30.



Acesse a notícia na página do Secretariado Latino-Americano e Caribenho de Cáritas: https://caritaslatinoamerica.org/pt/historias/lideres-de-caritas-y-actores-claves-de-la-iglesia-latinoamericana-y-caribena-se-reunen-para-coordinar-esfuerzos-rumbo-a-la-cop-30

Tag