COLABORE

INAUGURAÇÃO DE HORTA COMUNITÁRIA EM HUMAITÁ-AM

Projetos

Ação faz parte de projeto para o auxílio de crianças em vulnerabilidade socioeconômica.

Publicação: 12/04/2021


Texto por Aníbal Brasil 

Agentes

Crianças, mães e agentes da Cáritas de Humaitá na Inauguração da horta comunitária. [Foto: Cáritas Humaitá]


No dia 8 de abril ocorreu a inauguração da Horta Escolar, localizada na Obra Social Santa Clara, pertencente à Diocese de Humaitá - AM. A horta faz parte do projeto Atividades Socioeducativas com crianças e adolescentes e Organização Comunitária Familiar, que visa proporcionar auxílio socioeducativo para crianças entre 6 e 14 anos.


“O Projeto Social Santa Clara realiza um trabalho com crianças e adolescentes dentro do âmbito do reforço escolar, aulas de música, esportes e também de educação ambiental. [...] Nós iremos construir canteiros nas casas das famílias, a fim de que possa existir também uma fonte de renda e o cuidado da criação” comenta Dom Fontinele, Bispo da Diocese de Humaitá. 



Financiado pela MISEREOR, em parceria com a Cáritas Diocesana de Humaitá, o projeto envolve crianças pertencentes à famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social [carência afetiva, cognitiva e de baixa renda], podendo alcançar até cinquenta famílias em suas ações.

Crianças acompanham o processo de preparação do solo e de plantio de sementes.

Crianças acompanham o processo de preparação do solo e de plantio de sementes. [Foto: Cáritas de Humaitá]

A Cáritas Diocesana de Humaitá, coordenadora do projeto, contou também com a parceria do 54º BIS [Batalhão de Infantaria de  Selva]. Acredita-se que com o manejo da terra e ações de cultivo, plantio e colheita, possa haver integração social entre as famílias. Além de produzir alimentos, a ação também plantou mudas de árvores nos arredores da escolinha. 

Observação do processo de plantio das mudas.

Crianças acompanham o processo do cultivo de mudas. 

Além das parcerias citadas, o processo foi acompanhado por um agrônomo que auxiliou nos processos de preparação das sementes e do solo, além de orientar as crianças, e suas mães, a respeito de como que a manutenção da horta deve ser realizada. Tais orientações ficam dentro das aulas de educação ambiental e estabelece correlação com o Cuidado da Casa Comum, convocada pela Laudato Si [encíclica de Francisco].


Durante a ação, todos os protocolos, por conta da COVID-19, foram seguidos, visando a proteção das crianças, mães, agentes Cáritas e todos que participaram da ação. 


Nos siga também no Instagram: @caritas_noroeste e fique por dentro de nossas campanhas e ações. 

Tag