Gastronomia é Cultura Preta

Geral

Novo vídeo do Canal Preto fala sobre a importância da culinária para as pessoas negras.

Publicação: 12/07/2021

Além de tradições que a colocam como protagonista da cultura, A comida é o centro das relações, o elo de união das famílias negras. Nossa convidada Patty Durães, polinizadora de gentilezas e pesquisadora de culturas alimentares diz: “É o momento que você senta com os filhos e avós e a oralidade é passada, isso ocorre muito em volta da comida. Não tem como não achar que a comida é protagonista de tudo que envolve África”, considera a convidada da semana do Canal Preto. Patty lembra que há aumento de chefs negros na gastronomia, mas ainda é um movimento tímido “A mão e a entrega são negras. O planejar precisa ser negro. Para isso, precisamos capacitar os nossos. Precisamos romper essas barreiras para ocupar mais esses lugares”, ressalta.

Fred Serra, cozinheiro e criador de conteúdo diz que a gastronomia sempre se apresentou para ele não como elitista, mas como um meio de sobrevivência. “Gastronomia é partilhar, é comunhão. Nunca foi status ou de ‘eu quero ser chef’”. Ele lembra que o curso de Gastronomia é caro no país. “Lutei muito porque não bastava apenas acreditar. As pessoas diziam que (o curso) não ia levar a lugar nenhum, por ser um corpo negro num mercado de trabalho branco”. Hoje, ele não apenas trabalha na área como inspira outras pessoas com o conteúdo que produz.

Já a cozinheira e empreendedora baiana Suzana de Almeida Sapucaia lembra que cozinhar é “uma delícia”. Ela começou a cozinhar e hoje conta com a ajuda do filho para preparar seus pratos e ressalta que o tempero é o seu diferencial. “Todo mundo gosta”, afirma ela, referindo-se às moquecas que prepara.

Você já pensou que os pratos que você come carregam uma cultura e que a cultura africana está presente na culinária brasileira?

@patty.duraes  @fredserra_  @donasuzanarerestaurante

Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você?