COLABORE

Fortalecendo o cuidado com a Casa Comum: Campanha Laudato Si’ promove semana de engajamento nacional

Na ocasião, a Cáritas Brasileira realizará virtualmente roda de diálogos sobre combate à fome e sessão de exibição do filme “A Carta”.

Publicação: 21/05/2023



De hoje (21) até o dia 28 de maio, atividades presenciais e virtuais estão programadas em Brasília-DF para a Semana Laudato Si’, uma das ações da Campanha Nacional Laudato Si’. iniciativa promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e pelo Movimento Laudato Si’ (MLS). O evento, que marca o oitavo aniversário da encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação, tem como tema “Esperança para a Terra. Esperança para a humanidade”. 

A Campanha organiza e articula ações de engajamento em torno das reflexões trazidas pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si’, um texto essencial para o tema da ecologia integral. Para apoiar nessa missão, a Campanha tem como objetivo difundir o documentário “A Carta” como uma estratégia para a sensibilização e a mobilização do universo religioso para as questões intrínsecas à Carta Encíclica,


SAUDAÇÃO DO PAPA FRANCISCO E ABERTURA NACIONAL DA SEMANA

O Papa Francisco, no Vaticano, fez uma saudação pelo início global da Semana Laudato Si' neste domingo, 21. O pontífice agradeceu ao Dicastério pela Promoção do Desenvolvimento Humano Integral e às numerosas organizações aderentes à Campanha. “Convido a todos a colaborar pela cura da nossa Casa Comum. Há muita necessidade de combinar habilidades e criatividade”, falou Francisco.

Promovida em várias partes do mundo, a Semana realizou uma Missa de Abertura no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília-DF, também neste domingo, e terá abertura oficial no Brasil na segunda-feira, 22. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de suas Comissões Episcopais Especiais para a Amazônia e para a Ecologia Integral e Mineração, o Movimento Laudato Si’ e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), promovem o evento de abertura. A solenidade será realizada às 10h, no Auditório Dom Helder Camara, na sede da CNBB, em Brasília. 

A cerimônia contará com a presença do bispo de Rio Grande (RS) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, do Núncio Apostólico do Brasil, dom Giambattista Diquattro, do bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e secretário da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB, dom Vicente Ferreira, da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, do gerente para Ibero-América do Movimento Laudato Si’, Igor Bastos, e da secretária executiva da REPAM-Brasil, Irmã Maria Irene Lopes. O cacique Dadá Borari, do povo Indígena Maró, no Estado do Pará, e um dos protagonistas do filme “A Carta", inspirado na Encíclica Laudato Si', também participa do evento.

O lançamento poderá ser acompanhado, ao vivo, nas redes sociais da CNBB.


PROGRAMAÇÃO EM BRASÍLIA-DF

A programação conta com uma série de atividades em nível nacional, regional e local, e um circuito de exibições do filme A Carta: uma mensagem pela nossa Terra, inspirado na Carta Encíclica Laudato Si’, do qual a Cáritas também participa de forma virtual, em uma sessão especial via Zoom no próximo dia 25 de maio, às 19h (confira o link mais abaixo).

Entre as atividades presenciais previstas na capital federal estão encontros com autoridades religiosas e políticas, audiência pública, oficinas para juventude e um ato inter-religioso.  Clique aqui para visualizar um formulário de interesse para os eventos nacionais em Brasília.

Confira a programação completa:  

•    21/05 às 10h - Missa de Abertura  

Santuário Nossa Senhora de Fátima - SGAS 906 Sul - Asa Sul, Brasília-DF.

•    22/05 às 10h - Cerimônia de Abertura

Auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB - St. de Embaixadas Sul, QD 801 Conjunto B - Asa Sul, Brasília-DF.

•    23/05 - Circuitos de exibições

•    23/05 às 17h - Lançamento do Livro “Arquitetura da Impunidade” da Comissão Especial da Ecologia Integral e Mineração (CNBB).

Auditório Esperança Garcia, Faculdade de Direito da Universidade Católica de Brasília (UnB).  

•    24/05 às 15h - Audiência Pública

Comissão de Legislação Participativa, Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 03 - Câmara dos Deputados.  

•    24/05 às 19h30 - Conferência online "Reimaginar juntos nossos futuros: os compromissos da Ecologia integral no Relatório da UNESCO (2022)."  

Facebook da REPAM e do Movimento Laudato Si’.

•    25/05 às 15h - Oficinas com Juventudes

•    27/05 às 19h - Ato Inter-religioso

Centro Cultural de Brasília (CCB) - SGAN 601 Mod. D - L2 Norte, Brasília-DF.

•    28/05 às 9h30 - Missa de encerramento

Santuário São Francisco de Assis - SGAN 915 Conjunto A/B - Asa Norte, Brasília-DF.


EVENTOS VIRTUAIS DA CÁRITAS BRASILEIRA

Em 2023, a Cáritas Brasileira integra o conjunto de organizações parceiras que organizam ações junto com a Campanha Laudato Si'. Durante a Semana Laudato Si’, teremos duas atividades virtuais: uma roda de diálogo promovida dentro da Campanha 10 Milhões de Estrelas 2023, com participação do teólogo Marcelo Barros, e uma sessão de exibição do filme “A Carta”.


EVENTO 01 - COMBATE À FOME E LAUDATO SI’

No dia 24 de maio, quarta-feira, às 17h, abrimos uma Roda de diálogo para reflexão sobre a ação Cáritas no combate à fome na perspectiva da Encíclica Laudato Si'

“‘Laudato si’, mi’ Signore’ – Louvado sejas, meu Senhor”, é a frase inicial do texto que o Papa resgata dos ensinamentos de São Francisco de Assis quando ele reconhece, ainda em seu tempo, a importância fundamental da nossa mãe ou irmã Terra - nossa Casa Comum. O texto segue como uma potente reflexão de como estamos ligados às causas e às consequências da nossa ação com este lar e com todas as pessoas e seres.

A missão da Cáritas, de “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social", encontra conexão com a encíclica papal desde as primeiras palavras.

Essa conexão se fortalece com a temática planejada para a Campanha 10 Milhões de Estrelas de 2023, uma ação de sustentabilidade e de promoção da identidade da Rede Cáritas, que resgata a última proposta da Campanha da Fraternidade. “QUEM TEM FOME, TEM PRESSA. VAMOS LOGO SOCORRER!” é tema da ação. E como lema: “tive fome e me destes de comer” (Mt 25,35).

Arte da Campanha. Este é o primeiro evento das 10 Milhões de Estrelas da Cáritas em 2023.

Para este momento, convidamos o monge beneditino e teólogo Marcelo Barros, que gravou uma mensagem em vídeo exclusiva. Nele, Marcelo nos faz algumas perguntas-geradoras; fala como podemos somar esforços para potencializar a proposta do Papa; percorre sobre a ação das organizações pastorais no combate à fome e se dirige diretamente à Cáritas, resgatando, inclusive, a visão e a ação precursora de Dom Helder Camara naquilo que, hoje, nós chamamos de ecologia integral. A gravação teve apoio da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2.

O evento é gratuito e não é preciso se inscrever. É só seguir este link.

Teólogo Marcelo Barros participa do evento através de uma gravação especial.


EVENTO 02 - CINECLUBE CÁRITAS: EXIBIÇÃO VIRTUAL DO FILME “A CARTA”

“A Carta”, de 2022, conta a história de uma viagem a Roma de líderes da linha de frente para discutir a carta encíclica “Laudato Si” com o Papa Francisco. O diálogo exclusivo com o Papa, incluído no filme, oferece uma visão reveladora sobre a história pessoal do Papa Francisco e histórias nunca vistas desde que ele se tornou Bispo de Roma. A obra, que repercute a encíclica publicada há oito anos, terá uma exibição virtual via Zoom, promovida pela Cáritas, no dia 25 de maio, às 19h. É importante chegar cedo, devido ao número limitado de vagas na sala!

O acesso é gratuito e será feito por este link.


Cartaz do filme (Divulgação).


MAIS PROGRAMAÇÕES DA CAMPANHA LAUDATO SI’

Além da semana nacional em maio, a Campanha Laudato Si’ prevê o fomento de exibições e atividades voltadas à ecologia integral nos regionais da CNBB e com organizações parceiras, principalmente durante o Junho Verde, iniciativa apresentada pela CNBB ao Congresso Nacional, e o Tempo da Criação, de 1 de setembro a 4 de outubro.


ORAÇÃO COMUM PARA O OITAVO ANO DA ENCÍCLICA



Texto com informações da Campanha Laudato Si’.

Tag