COLABORE

Força Tarefa do MDS visita ações da Cáritas Brasileira em Boa Vista.

Institucional

Iniciativa do Governo Federal reúne instâncias do judiciário, como CNJ, Ministério Público e Organizações da Sociedade Civil.

Publicação: 06/03/2023


Projeto Sumaúma, da Cáritas Brasileira, em Boa Vista. Foto: André Oliveira/MDS


Com o objetivo de conhecer em profundidade a realidade da população de rua, do estado de Roraima, e para auxiliar na promoção de uma Política Judiciária de Atenção à Pessoas em Situação de Rua, integrantes da Força-Tarefa Roraima do Comitê Nacional Pop Rua Jud, realizaram uma visita técnica em Boa Vista, na última sexta (03). A iniciativa integra o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com participação de órgãos do judiciário, como o Conselho nacional de Justiça (CNJ), além de organizações da sociedade civil. 


Na ocasião, a Paróquia Santo Agostinho, a Paróquia Nossa Senhora da Consolata e o Posto de Recepção e Apoio (PRA), da Operação Acolhida, onde a Cáritas Brasileira executa os Projetos Sumaúma: Nutrindo Vidas e Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, fizeram parte do roteiro da visita técnica da Força-Tarefa. 


“Esse é o momento de compreendermos melhor o fenômeno migratório e estabelecermos parcerias com entidades representativas, estados e municípios para que essas pessoas sejam bem acolhidas em nosso país”, exemplificou André Quintão, secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Comitiva da Força Tarefa na cozinha do Projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas. Foto: André Oliveira/MDS


A comitiva da Força-Tarefa em Boa Vista contou com a participação de membros do judiciário, da coordenadora-geral das ações de Segurança Alimentar da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Márcia Muchugata, da gestora de carreira da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Patrícia Vieira, além de representantes do Acnur, OIM e da Cáritas Brasileira, que atuam em parceria com a Operação Acolhida e de representantes da Cáritas Brasileira em Roraima, como a Coordenadora Local do projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas, Áurea Cruz. 


Confira a matéria completa no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, clicando AQUI.


Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras é uma ação da Cáritas Brasileira, que está na sua terceira fase de execução, com apoio e financiamento do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. Além de Roraima, o projeto está presente em mais quatro estados: Acre, Pará, Piauí e Rondônia.


Sumaúma: Nutrindo Vidas é uma ação da Cáritas Brasileira, com financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos pelo Desenvolvimento Internacional. Durante a implementação, o projeto prevê que sejam preparadas 916 mil refeições, servidas para uma média de 6 mil pessoas migrantes venezuelanas em Boa Vista. A execução do projeto acontece em parceria com o projeto Mexendo a Panela e com a Cáritas Diocesana de Roraima.


Tag