COLABORE

Exposição “Olho D'água”: retratos sobre acesso ao cuidado da vida amazônica

Projetos

Ação itinerante encerra primeira fase do projeto Ajuri Pela Vida na Amazônia, e destaca a importância do acesso ao cuidado nas comunidades

Publicação: 18/05/2021



Em meio às dificuldades que a pandemia do novo coronavírus impôs ao norte, região que mais apresentou casos e viveu o epicentro da pandemia no país em 2020, a vida continua pulsante nos rostos das populações que vivem e resistem na Amazônia. Como forma de ilustrar as imagens de esperança dessas comunidades, realçando a beleza e as potencialidades dos povos tradicionais, a Exposição “Olho D’água”, é realizada entre os dias 03 e 20 de maio, com cinco mostras em quatro municípios do Amazonas, feitas a partir de projeções por videomapping. A exposição conta o percurso do projeto Ajuri, Pela Vida na Amazônia da Cáritas Brasileira, para possibilitar o acesso ao cuidado durante a pandemia. 

Utilizando as casas de palafitas das comunidades como suporte para as projeções, a exposição é composta através de retratos dos(as) personagens fotografados(as), todos(as) de máscara, para destacar a importância da proteção desses povos. As fotografias têm enfoque na face, mesclando sua imagem com recortes (colagens) de outras fotografias intimistas do contexto amazônico, observando os saberes e fazeres das comunidades ribeirinhas, remetendo a ideia de simbiose entre os(as) ribeirinhos(as), com a natureza e os elementos do cotidiano. A água e o acesso desse bem é o elemento principal, por isso, “Olho D’água” foi escolhido para nomear a exposição virtual, que será lançada no próximo dia 20 de maio em todas as redes sociais da Cáritas Brasileira, às 19 horas, horário de Brasília. 

A primeira mostra aconteceu na Comunidade do Laranjal, em Coari; a segunda na Aldeia Mapi, em Tefé; a terceira na Vila Amazônia e no centro de Parintins; a quarta na Comunidade Sagrado Coração de Jesus Lago de Cerpa e no centro de Itacoatiara. A quinta e última mostra será realizada no centro de Manaus, com transmissão ao vivo no Youtube da Cáritas. Na ocasião, também será lançada uma exposição virtual que ficará disponível para visualização nas redes sociais. A exposição tem como público alvo os povos ribeirinhos que moram nas comunidades selecionadas para as mostras no interior do estado e, na capital, passantes do centro urbano e moradores das casas e prédios circunvizinhos.


Projeto Ajuri

A exposição marca o encerramento da primeira fase do projeto “Ajuri, Pela Vida na Amazônia”, realizado pela Cáritas Brasileira e Cáritas Brasileira Articulação Norte I, em parceria com a Catholic Relief Services (CRS),com apoio da Agência  dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID). O Ajuri tem o objetivo de reduzir riscos de infecção por Covid-19 em comunidades mais vulneráveis de 11 municípios amazônidas (Coari, Tefé, Maraã, Alvarães, Fonte Boa, Juruá, Uarini, Parintins, Itacoatiara, Silves e Itapiranga), 2 Dioceses (Coari e Parintins) e 2 Prelazias (Tefé e Itacoatiara), através da orientação popular para promoção de higiene, distribuição de kits de higiene e prevenção e implementação de tecnologias sociais de acesso à água. 

Essas famílias foram cadastradas e acompanhadas para que, através do fortalecimento das práticas sanitárias, do acesso emergencial a materiais básicos de higiene e também de acesso à água através de tecnologias sociais instaladas ao lado das casas, possam apoiar o combate à propagação da Covid-19 nesses municípios do Amazonas. Ao todo, o projeto alcança 5 mil famílias dos 11 municípios, um total de 25 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente pelas ações do projeto. 


Exposição em Coari / Adriana Duarte

Serviço

O encerramento da Exposição “Olho D’água” será realizado no dia 20 de maio, às (18) no Centro de Manaus. No mesmo dia haverá a estreia do vídeo sobre a exposição do Projeto Ajuri, nas  redes sociais da Cáritas Brasileira, com lançamento oficial pelo Youtube.


Mais informações sobre a exposição e o Projeto Ajuri:

Patrícia Cabral - Assessora de Comunicação Cáritas Brasileira- Articulação Norte I (patricia.cabral@caritas.org.br| (92) 99424-2089)

Rodolfo Santana - Assessor Nacional de Comunicação da Cáritas Brasileira (rodolfo@caritas.org.br| (88) 99682-3642) 


Tag