COLABORE

Ecologia integral é o tema central da campanha global da Cáritas

Institucional

"Juntos", precisamos agir hoje para um amanhã melhor!

Publicação: 12/10/2022



A degradação da nossa Casa Comum, agravada pela atual pandemia global, teve um impacto desproporcional em todos, especialmente naqueles que já enfrentam desvantagens, marginalização e múltiplas formas de vulnerabilidade.

Se não cuidarmos juntos da nossa Casa Comum, a maior parte da humanidade ficará sem lar!

Como Cáritas, percebemos que estamos em estreita interdependência com toda a Criação; o que acontece em uma parte do nosso mundo tem um impacto no resto do planeta e nos povos mais pobres de nossa família humana.

Nossa nova campanha é nossa maneira de desempenhar nosso próprio papel no cuidado de nossa Casa Comum e dos pobres de hoje para tornar nossa Casa Comum um lugar melhor e mais saudável para se viver para as gerações presentes e futuras.

Esta campanha, intitulada "Juntos", é sobre Ecologia Integral – o fato de estarmos todos conectados uns aos outros e à nossa Casa Comum, a terra. A inspiração e motivação por trás do título da campanha reflete nossa ambição de colocar em prática Laudato Si' e Fratelli Tutti como uma família Cáritas.

Nossa campanha visa aproximar as pessoas para realizar novas ações e iniciativas, especialmente de base, que combatam a pobreza, restituam a dignidade aos excluídos e protejam a natureza, no espírito da ecologia integral, através de comunidades de cuidado. É uma ação que envolve toda a rede Cáritas, pois se trata de revelar e ampliar a ação de base. Esta é uma maneira de responder ao convite do Papa Francisco para criar um novo tipo de solidariedade.


Semana Mundial de Conscientização - Durante a semana dos dias 13 a 19 de outubro, a Cáritas global ilustrou a singularidade das experiências das reuniões comunitárias sobre ecologia integral dentro da confederação Cáritas. A Semana Mundial de Conscientização foi realizada para criar uma onda global de mobilização com o cuidado de nossa casa comum e dos pobres em seu núcleo, no âmbito da campanha global “Juntos” da Caritas Internationalis.

Em última análise, a Semana Mundial de Conscientização teve como objetivo um momento de unidade global da rede. De fato, o eventou teve o objetivo de oferecer ao mundo inteiro uma oportunidade de se conscientizar de seu trabalho em ecologia integral, à medida que abordamos coletivamente cuidar dos pobres e cuidar de nosso planeta juntos, em nosso trabalho para defender a dignidade humana e avançar juntos em justiça social.

A Caritas Internationalis também fez, no dia 19, um evento ao vivo de 24 horas, promovendo uma volta ao mundo. O evento destacou a diversidade inerente de experiências comunitárias sobre ecologia integral no campo, em todo o mundo. Essas experiências começam a integrar um mapa digital on-line que será continuamente atualizado para que todos possam explorar e se inspirar.


Árvore da Vida - O plantio de árvores foi a atividade escolhida para criar um momento global de unidade onde muitas pessoas se sintam parte do mesmo caminho global compartilhado para a conversão ecológica.

“Enquanto uma árvore vive, esse carbono permanece nela, e as árvores podem viver por décadas ou séculos. Plantar árvores é considerado uma das soluções mais eficazes para reduzir o carbono e está ao alcance de quase todos. Podem ser plantadas em regiões que foram desmatadas (reflorestamento), ou em locais que nunca tiveram (florestamento)”, explica CI.

Para aqueles que decidem aderir, a confederação compartilha o seguinte conselho:

Certifique-se de plantar a árvore certa no lugar certo: plantar as árvores erradas no lugar errado pode ter o efeito oposto e não intencional de reduzir a biodiversidade, acelerar extinções e tornar os ecossistemas menos resilientes;

Assuma o compromisso de cuidar da(s) árvore(s) que você plantou com os membros de sua comunidade por um longo período de tempo; envie fotos e histórias sobre sua atividade de plantio de árvores para o Diretor de Campanhas Globais da CI, Alfonso Apicella, em apicella@caritas.va, com o logotipo da Caritas e as pessoas com quem você planta;

Documente o crescimento de sua(s) árvore(s) de forma mais ampla, compartilhando sua experiência de ecologia holística em sua comunidade e mostrando o progresso nas mídias sociais para inspirar outras pessoas a seguirem o exemplo;

Incluir as hashtags da campanha #TogetherWe, #Together #CampanhaJuntos #JuntosPelaCasaComum e #CaritasBrasileira com @iamCaritas para gerar mais tráfego e aumentar nossa visibilidade coletiva;

Como um gesto de construção da comunidade, as pessoas são incentivadas a organizar sua atividade de plantio de árvores, incluindo uma breve oração de abertura, que eles podem escolher entre uma seleção de diferentes recursos disponíveis no Kit de Ferramentas da Semana Mundial da Conscientização.

Para mais informações, acesse caritas.org/togetherwe/


Tag