COLABORE

Diálogo e participação da sociedade civil na garantia da Segurança Alimentar

Áreas de Atuação

Cáritas Brasileira é eleita como uma das organizações da sociedade civil presentes no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Publicação: 06/02/2025



Na tarde desta quinta-feira (06), o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Consea, realizou plenária de consulta entre pares para composição do órgão de articulação entre governo e sociedade civil. A plenária, realizada como parte da terceira etapa do processo eleitoral do Consea, reuniu organizações habilitadas para deliberar sobre a composição do conselho. 

A Cáritas Brasileira foi eleita para ocupar uma vaga no grupo de organizações de atores coletivos e grupos sociais prioritários para o acesso à alimentação adequada e saudável e à água de qualidade. Essa composição segue até o ano de 2027 e reforça o compromisso com uma atuação na defesa do direito humano à alimentação adequada e na formulação de políticas públicas voltadas para a soberania alimentar no Brasil. 

Giovanna Kanas, assessora nacional da Cáritas Brasileira que acompanha o Consea, disse que "além de contribuir com as experiências da rede para a construção e monitoramento de políticas públicas, a Cáritas pode ser um ponto de interlocução com as outras organizações nesse importante espaço de defesa do direito humano à alimentação adequada"

O Consea desempenha um papel fundamental na articulação entre a sociedade civil e o governo para a construção de políticas públicas voltadas para a erradicação da fome e a promoção da segurança alimentar. A participação ativa da Cáritas no Consea, reafirma a importância da sociedade civil e governo fortalecerem espaços de diálogos e encontrar na participação social o caminho para assegurar a dignidade de todas as pessoas.

Tag