“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação! Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.” (Coríntios 1,3-4)
Hoje, a Cáritas Brasileira une-se à Igreja e ao mundo para agradecer pelos 12 anos de pontificado do Papa Francisco, que nos deixou nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025.
Desde sua eleição em 13 de março de 2013, Francisco nos guiou com simplicidade, coragem e ternura. Inspirado por São Francisco de Assis, ele nos ensinou a viver a fé com os pés no chão e o coração voltado aos mais pobres, promovendo uma Igreja em saída, verdadeiramente missionária, misericordiosa e comprometida com a justiça social.
Foto: Carlos Pozo Albán / Cancillería del Ecuador (sob CC BY-SA 2.0)
Seus gestos falaram alto: ao chorar com os migrantes, ao defender os povos originários, ao caminhar com os jovens, ao visitar as periferias, ao abraçar os marginalizados e ao proclamar o cuidado. Com a encíclica Laudato Si’, convocou-nos a cuidar da Casa Comum e a promover uma ecologia integral.
Francisco desafiou a Igreja a ser mais sinodal, inclusiva e próxima da realidade dos povos. Defensor incansável da paz, da dignidade humana e do diálogo inter-religioso, ele nos lembrou que a misericórdia é o nome de Deus.
Seu legado permanecerá vivo em cada gesto de solidariedade, em cada comunidade que acolhe aos que mais precisam, em cada ação em defesa da vida e do planeta.
Sentiremos sua falta, Papa Francisco. Que o Senhor o acolha em sua infinita paz. Com gratidão, seguiremos daqui criando espaços de partilha para uma fraternidade renovada.
Cáritas Brasileira