COLABORE

Curta “Amazônia, Nosso Bem Viver” é exibido no Divino Festival, em Brasília

Projetos

Filme realizado pela Cáritas Brasileira integrou mostra dedicada à arte, espiritualidade e justiça socioambiental.

Publicação: 02/07/2025


Bastidores do curta “Amazônia, Nosso Bem Viver”, filmado nas comunidades do município de Tapauá, no Amazonas


O curta “Amazônia, Nosso Bem Viver” foi exibido na Mostra de Curtas e Documentários do Divino Festival – Arte e Bem Viver, realizada nos dias 28 e 29 de junho de 2025, nos jardins da Funarte, em Brasília (DF).


Gratuito e aberto ao público, o festival promoveu o encontro entre arte, espiritualidade, saberes tradicionais e justiça socioambiental, com uma programação ao ar livre dedicada a obras comprometidas com o cuidado da vida e a valorização da diversidade de territórios.


A seleção do curta se deu pela força das histórias compartilhadas pelas comunidades amazônicas, que revelaram modos de vida baseados no Bem Viver. A organização do festival garantiu os devidos créditos à Cáritas Brasileira, à equipe realizadora e às comunidades envolvidas.


Produzido no âmbito do projeto Amazônia Bem Viver: Comunidades Resilientes, da Cáritas Brasileira, o documentário mostra como comunidades tradicionais têm atuado para enfrentar os efeitos da crise climática e a perda da biodiversidade. No curta, ribeirinhos e ribeirinhas das comunidades de Foz de Tapauá, Camaruã, Tapauazinho, São Francisco, Caissiã e Catolé, que ficam às margens dos rios Purus e Tapauá, compartilham suas práticas de convivência com a floresta e de organização comunitária, evidenciando como seus modos de vida contribuem diretamente para a proteção da Amazônia.


A participação no festival somou-se aos esforços contínuos da Cáritas em fortalecer as vozes da Amazônia e ampliar o alcance das narrativas produzidas a partir dos próprios territórios.


“É fundamental que a gente fortaleça e amplie a circulação de produções de comunicação como esse curta porque o direito à informação não se resume a receber o que chega através das grandes mídias, ele também significa dar visibilidade às histórias, às lutas e às soluções construídas pelas próprias comunidades. Ao reverberar essas vozes, a gente mostra ao mundo o que está sendo feito na Amazônia para manter a floresta viva, a partir do protagonismo de quem mora e cuida desse território”, enfatiza Indi Gouveia, da Coordenação Colegiada da Cáritas Brasileira.


O projeto Amazônia Bem Viver: Comunidades Resilientes é realizado pela Cáritas Brasileira, em parceria com a Cáritas Alemanha, com financiamento do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.


Assista ao curta em português: 


Versão em espanhol: 


Versão em inglês: 

Tag