COLABORE

Celebração nacional da Campanha 10 Milhões de Estrelas reúne 800 pessoas em Brasília

Projetos

A atividade aconteceu no último sábado (18/11), na Basílica Santuário São Francisco de Assis.

Publicação: 22/11/2023


Cerca de 800 pessoas participaram da celebração da Campanha 10 Milhões de Estrelas na Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília/DF



Após dois anos sendo celebrada virtualmente, no último sábado (18), a Campanha 10 Milhões de Estrelas, iniciativa permanente de solidariedade da Cáritas Brasileira, organismo da CNBB, teve cerimônia presencial, reunindo cerca de 800 pessoas na Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília, no Distrito Federal. Além dessas, mais de 100 acompanharam a transmissão ao vivo do evento. 




Integrantes do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira participam da celebração



“A Cáritas Brasileira, nos seus 67 anos de história no Brasil, celebra com muito amor e alegria o lançamento da Campanha 10 Milhões de Estrelas”, declarou Valquíria Lima, da coordenação colegiada nacional da entidade, na abertura da cerimônia. “Hoje celebramos junto às pessoas migrantes venezuelanas que caminham com a gente aqui na Arquidiocese de Brasília”.


Além de agentes Cáritas do Secretariado Nacional e da Cáritas Arquidiocesana de Brasília, participaram da celebração 82 migrantes venezuelanos da etnia indígena Warao, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, e 10  venezuelanos não indígenas abrigados pela Cáritas em São Sebastião/DF. 


“Quando entrei na igreja com minha família fiquei muito orgulhoso, pois somos católicos, e ficamos muito contentes em participar da missa”, revelou Asunilio Zapata Moyá, vice-cacique da comunidade Warao em São Sebastião. “Estar aqui com as equipes da Cáritas é como estar em família, em comunidade, pois estamos sempre juntos”.




Migrantes venezuelanos da etnia indígena Warao abrigados pela Cáritas em São Sebastião/DF



10 milhões de estrelas acesas pela paz





A Campanha 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente de sustentabilidade e de fortalecimento da identidade da Cáritas que se repete a cada ano no período do Advento e do Natal, como gesto concreto e coletivo pela consolidação da paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida e encarnada com a vida humana e com os direitos da natureza.


Neste ano, o tema da campanha está em profunda sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023 e com a 7ª Jornada Mundial dos Pobres: Quem tem fome, tem pressa. Vamos logo socorrer! 


Através de velas em formato de estrela, apoia as ações e a missão da Rede Cáritas, de “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social".


“Neste espírito de unidade, em comunhão com uma igreja em saída, rumo às periferias, pedimos a todos e a todas, que acendam uma luz pela paz, pelo fim das guerras, pelo fim da fome, e de todas as formas de violência e de injustiça”, clamou Valquíria Lima, ao passo em que cada pessoa presente foi acendendo a vela da pessoa ao seu lado, até formar uma constelação na basílica. “10 milhões de estrelas acesas nos guiam com fé e esperança na construção do Reino de Deus, aqui e agora”.






Nesse momento, toda a nave central ficou acesa, iluminando os rostos e olhos de esperança de cada pessoa presente. “Foi uma alegria acolher a Cáritas aqui na Basílica”, afirmou o Frei Flávio Freitas de Amorim, reitor da Basílica Santuário São Francisco de Assis e celebrante da missa.




Frei Flávio Freitas e Diácono Ari com a equipe do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira



“Reforçamos os agradecimentos ao Frei Flávio e suas equipes, aos agentes Cáritas que estiveram presencialmente e aos que assistiram remotamente”, sublinhou Jaime Conrado, assessor nacional da Cáritas Brasileira e coordenador da campanha.



Gesto concreto





Ao final da celebração, as pessoas presentes puderam conhecer de perto a campanha no estande montado na entrada da basílica, em que velas e materiais informativos foram expostos.


Este ano, é possível contribuir adquirindo nossa vela por R$6,00, na entidade participante mais próxima. As contribuições que chegam anualmente de todo o país fortalecem as ações e os projetos sociais da Rede Cáritas, e alimentam esta corrente de luz e solidariedade. Procure os regionais, articulações e entidades membro da Cáritas Brasileira atuantes no país.


Crédito das fotos: Tati Gomes/Pascom Basílica Santuário São Francisco de Assis





ASSISTA À TRANSMISSÃO AO VIVO DA CELEBRAÇÃO NACIONAL DA CAMPANHA 10 MILHÕES DE ESTRELAS:


Tag