Cáritas promove capacitação em Primeiros Socorros para moradores de Vila Cachoeira em Ilhéus

Atividade visa fortalecer a comunidade no enfrentamento de situações de emergência

Publicação: 07/02/2024

No último sábado (03), a comunidade de Vila Cachoeira, em Ilhéus, na Bahia, deu mais um passo importante rumo à sua preparação para enfrentar situações de emergências climáticas. Dezenove moradores participaram da sequência de atividades realizadas durante todo o dia, com objetivo de capacitar e preparar a comunidade em práticas de Primeiros Socorros de nível básico. O instrutor responsável pelo treinamento foi o bombeiro civil Christian Teixeira.

A atividade foi parte do projeto CUIDAR: Comunidades Unidas pela Prevenção de Desastres em Ilhéus e Dário Meira - Bahia, iniciativa da Cáritas Brasileira e Cáritas Regional Nordeste 3, que é executada com o suporte da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Catholic Relief Services (CRS), através do programa EMPOWER (Empoderamento de Organizações Parceiras que Trabalham em Respostas de Emergência).

Para Mércia Conceição de Oliveira Neves, moradora da comunidade, as ações do projeto têm fortalecido a preparação de uma resposta coletiva das pessoas que vivem em Vila Cachoeira. "A Cáritas está sendo super importante para o fortalecimento de laços entre moradores da vila cachoeira e comunidades vizinhas. Os moradores estão sendo estimulados a cuidarem do local em que vivem, se importando mais e preocupados com o próximo." Sobre a formação em Primeiros Socorros, Mércia conta que foi possível superar medos e avançar nos processos de desenvolvimento local.

O projeto CUIDAR é fruto da mobilização da área de Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE), da Cáritas Brasileira, desde a ocorrência das emergências climáticas, que afetou as comunidades duramente no final de 2021 e início de 2022. Messias Tavares, articulador local do projeto, explica que as ações que têm sido realizadas na comunidade preparam para futuras situações de riscos. “Levar esses conhecimentos para as pessoas, é importante e pode ser primordial para salvar vidas no momento do acontecimento e no dia-a-dia da comunidade.”, disse o articulador.

Capacitação

Ao longo de oito horas de instrução, os participantes foram capacitados em uma variedade de técnicas essenciais para lidar com situações de emergência. Foram abordados temas envolvendo ações primárias do socorrista no local do acidente, ressuscitação cardiopulmonar em casos de parada cardiorrespiratória, controle de hemorragias, tratamento de ferimentos, lesões nos ossos e articulações, manejo de corpos estranhos e engasgos, além de lidar com queimaduras, emergências clínicas e crises convulsivas.

Além das instruções teóricas, os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, através de exercícios práticos que simulam diversas situações de emergência.

Luiz Henrique de Jesus Nunes, morador do assentamento situado próximo a comunidade e membro da APAUT (Associação de Produtores Agrícolas União e Trabalho), acredita que a formação vai ser muito importante para todos. "Fico muito grato de participar do grupo e do curso de Primeiros Socorros, pois vai servir tanto para ajudar na minha vida pessoal, quanto no trabalho. Agradeço muito por essa oportunidade e por outras pessoas terem feito, para melhorar cada vez mais nossa comunidade e onde moramos.”.