COLABORE

Cáritas inicia cadastramento das famílias atingidas pelos efeitos das fortes chuvas em Pernambuco

Áreas de Atuação

Ao todo, serão mais de 20 mil pessoas atendidas pelo programa Resposta Emergencial Pernambuco: Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes.

Publicação: 04/08/2022


A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) prevê que as chuvas moderadas a fortes desta primeira semana de agosto, na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco, continuarão até o início de setembro. 


Foi em meio a essa notícia e novas informações de pontos de alagamentos na região metropolitana do Recife que a equipe de agentes da Rede Cáritas se organizou, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Vila da Fábrica, em Camaragibe-PE, para dar continuidade às ações da Resposta Emergencial Pernambuco:  Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, iniciando a etapa de cadastramento das famílias que poderão ser beneficiadas pela iniciativa.




A equipe prevê realizar 60 cadastros diários, totalizando 5.000, que serão divididos pelas três cidades: 1.500 em Camaragibe, 2.251 em Jaboatão dos Guararapes e 1.249 no Recife.   


O cadastro servirá como base de análise das famílias candidatas ao acesso aos seguintes benefícios: 450 cartões multipropósito no valor de R$ 2.500 cada; 4.550 kits de higiene familiar e limpeza; e 330 kits de higiene infantil.


Após a etapa de realização dos cadastros, a previsão é de que, no início de setembro, aconteça a distribuição dos benefícios às pessoas atingidas das cidades contempladas pelo projeto, além de encontros para orientação das famílias beneficiárias. 


Seleção das famílias




Segundo Rosana Mota, assessora local do projeto, esta etapa é de muita importância, pois identifica as vulnerabilidades dos grupos familiares que serão contemplados. “A partir desse cadastro poderemos mapear as famílias que estão em situação de vulnerabilidade para, em seguida, selecionar aquelas que serão contempladas pelos benefícios”, ressaltou.    


A seleção para o recebimento dos benefícios é realizada em estrita consonância aos critérios e padrões humanitários de atendimento, baseada em avaliação de vulnerabilidade. Portanto, serão priorizadas famílias que perderam recursos essenciais, como a moradia por completo ou tiveram o imóvel interditado pela Defesa Civil, além daquelas que perderam todos os bens materiais da residência (geladeira, fogão, colchões etc). 


Além disso, serão priorizados os círculos familiares chefiados por mulheres, casas com muitas crianças, famílias de agricultores familiares, pequenos  comerciantes ou trabalhadores informais/autônomos que tiveram perdas na atividade e sua geração de  trabalho e renda comprometida pela situação de emergência. Portanto, o projeto busca contemplar os grupos mais vulneráveis dentre a população afetada pelos efeitos das fortes chuvas.


Incidência junto ao poder público


Com a chegada das chuvas e a força dos ventos, os municípios apresentaram problemas já existentes, evidenciando que os mais atingidos continuam sendo as pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. 


Em contrapartida, a Cáritas Brasileira, em conjunto com outros colaboradores, tem provocado mobilizações sociais com ações pautadas na arrecadação de fundos solidários e relembrando o poder público o seu papel, que não tem sido cumprido. Desse modo, além da distribuição dos benefícios, a Cáritas tem incidido junto ao poder público, de forma a lutar pela garantia dos direitos das populações afetadas.


Resposta Emergencial




A Resposta Emergencial de Pernambuco: Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes é uma ação da Cáritas Brasileira, com o financiamento da Cáritas Bélgica, Cáritas Suíça e Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO).


A iniciativa surge como resultado das ações da campanha emergencial #SOS RECIFE E REGIÃO METROPOLITANA: Solidariedade que Transforma, realizada pelas Arquidiocese de Olinda e Recife e Cáritas Arquidiocesana, cuja finalidade foi apoiar as populações afetadas pelas fortes chuvas que ocorreram no primeiro semestre deste ano na região.    


Tag