COLABORE

Cáritas inicia a quarta fase do projeto Europana

Projetos

As ações do Projeto estão sendo realizadas nas regiões de Roraima e Rondônia.

Publicação: 20/09/2023


A Cáritas Brasileira vem dando continuidade às ações do Projeto Europana: Dignidade sem fronteira e sem barreiras, nas regiões de Roraima e Rondônia. Nesta fase, o projeto oferece uma série de atendimentos para informar sobre direitos, auxiliar na regularização e esclarecer dúvidas acerca dos serviços disponíveis para migrantes no Brasil. Além disso, também disponibiliza transporte humanitário urbano,  intermunicipal e interestadual, entrega de cartões multipropósitos e promove campanhas informativas com o objetivo de disseminar os direitos das pessoas migrantes.

Desde dezembro de 2022, a equipe tem realizado acolhimentos nas cidades alcançadas pelo projeto: Guajará Mirim, Porto Velho e Boa Vista, visando garantir uma migração segura e bem informada, ao mesmo tempo que busca preencher lacunas críticas na assistência humanitária e integração de pessoas migrantes no país, com especial atenção para mulheres, crianças, populações indígenas, idosos/as e pessoas com deficiência.

A Cáritas já deu início à distribuição dos benefícios aos migrantes contemplados pelo projeto e realizou encontros para orientar as famílias beneficiárias.

De acordo com Vanessa Ayres, assessora nacional da Cáritas que coordena a iniciativa, nesta fase, o foco está na disseminação de informação, entrega de vales para o transporte humanitário urbano,  intermunicipal e interestadual, entrega de cartões multipropósitos e acompanhamento nutricional. 


“Nesta etapa, estamos desenvolvendo todas as atividades previstas no projeto Europana, dando destaque aos serviços de transporte humanitário urbano, intermunicipal e interestadual, entrega de cartões multipropósitos, além do acompanhamento nutricional. Essas ações são fundamentais para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a terem acesso a seus direitos essenciais", afirmou Vanessa.

Por meio dos pagamentos de transporte humanitário urbano, as pessoas podem se deslocar até órgãos públicos, suas casas ou outras organizações, onde terão acesso a direitos ou benefícios. 


Esse transporte é especialmente relevante para indivíduos com dificuldades de locomoção, moradores de bairros distantes dos centros urbanos, periferias e famílias com muitas crianças que precisam ser deslocadas juntas para atendimentos. Além disso, há também o transporte humanitário  interestadual e intermunicipal, que tem como  objetivo apoiar imigrantes em trânsito que desejem se deslocar para outras regiões do país, seja para reuniões familiares, entrevistas de emprego ou em busca de novas oportunidades.

Nesta fase, também é realizado o serviço de entrega de cartões multipropósitos, que contribui, através de transferência monetária às famílias em situação de alta vulnerabilidade, no enfrentamento da carência alimentar, bem como na garantia de abrigo e no suprimento de outras necessidades essenciais. Vanessa explica que "a transferência monetária é realizada por meio desses cartões, visando apoiar as famílias para superar a fome, ter acesso à moradia e atender outras necessidades básicas avaliadas pela própria família, como saúde, alimentação e moradia. O valor da transferência monetária varia de acordo com o número de membros da família".


Além disso, o projeto prevê também o atendimento de nutricionistas e a entrega de cartões de alimentação. A nutricionista acompanhará famílias que possuam crianças em situação de desnutrição infantil nos espaços de atendimento da Cáritas nos municípios de Roraima, que estão em Boa Vista e entorno. Essas famílias receberão apoio alimentar por quatro meses para auxiliar na compra de alimentos.

Nadia Esmeralda é uma migrante atendida pelo Projeto Europana, que chegou ao Brasil com sua família em junho e atualmente reside em Boa Vista. Como participante do projeto, Nadia recebe suporte e acompanhamento, sendo cadastrada para receber auxílio financeiro. Além disso, ela conseguiu uma vaga na escola para sua filha mais velha e em conjunto com sua família está recebendo apoio psicológico para ajudá-los durante a adaptação à nova realidade no Brasil.

"Sou imensamente grata à Cáritas e às ações do Projeto Europana pelo trabalho dedicado com todas as famílias que chegam da Venezuela. Nós também recebemos um apoio fundamental através das ações do projeto aqui no Brasil. Muito obrigado por tudo!", afirmou. 


Nadia e família, atendida pelo Projeto Europana, encontram apoio e novas perspectivas em Boa Vista, Brasil

Com o apoio da iniciativa Europana, ela encontrou amparo em um momento crucial de transição, tendo acesso a recursos essenciais para sua subsistência e a oportunidade de proporcionar um futuro melhor para sua família. Nadia é um exemplo dos impactos positivos que o projeto tem alcançado, oferecendo dignidade e esperança a milhares de migrantes que buscam uma vida melhor em terras brasileiras.


EUROPANA
O Projeto Europana: Dignidade sem Fronteiras, Sem Barreiras, é financiado pela Direção-Geral da Proteção Civil e Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO) e é uma iniciativa conjunta realizada pela Cáritas Alemã, Cáritas Suíça e Cáritas Brasileira. No Brasil, é a Cáritas Brasileira que está à frente do desenvolvimento do Projeto Europana nos estados de Rondônia e Roraima.




Tag