Cáritas em Sinodalidade, na luta por direitos e justiça socioambiental!

Institucional

A XXVIII Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira será realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 27 a 30 de novembro de 2023.

Publicação: 02/09/2023

Cáritas Sinodal

“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”, diria para nós hoje, nosso querido Dom Helder Camara. É com essa resistência profética que a Cáritas Brasileira chega à sua XXVIII Assembleia Nacional.

A XXVIII Assembleia da Cáritas Brasileira, que será realizada de 27 a 30 de novembro de 2023, em Belo Horizonte – MG, constitui-se num forte momento SINODAL, para a qual, somos chamados (as), mais que convidados (as), a “CAMINHAR JUNTOS”, através de um processo de escuta das instâncias que compõem toda a Rede Cáritas.

Escuta, que segundo o Instrumento Laboris, a Igreja sinodal como “uma experiência integral (...) é “uma Igreja de irmãs e irmãos em Cristo que se escutam uns aos outros e que, ao fazê-lo, são gradualmente transformados pelo Espírito”.

O Tema escolhido para a Assembleia: “Cáritas em Sinodalidade, na luta por direitos e justiça socioambiental”, interliga-nos com a Casa Comum e com as milhares de pessoas deixadas às margens do caminho, com fome e sede de justiça. Daí nosso lema: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça” (Mt 5,6)..

.: Para entender nosso processo preparatório, as reflexões em torno do tema e do lema e a dinâmica do evento, recomendamos ler o texto base desenvolvido pelo Comitê de Formação, Mística e Espiritualidade. Para mais informações sobre o processo eletivo, verifique nossos atuais Estatuto e Regimento.

Marco Referencial da Rede Cáritas

Esse documento de consulta e orientação é um conjunto de conceitos que orientam as ações da Cáritas relacionados ao nosso Bem viver, a dimensão da nossa Pastoralidade e Transformação Social. Sua validade foi ampliada no último Congresso da Cáritas, em Aparecida/SP. Em 2023, a Rede Cáritas, consolidou uma revisão do texto com vista para os próximos anos de ação.

O processo de atualização e revisão foi construído por muitas mãos e buscou dialogar com nossas diversas realidades, territórios, contextos, estruturas e dinâmicas locais. Mas é sempre bom nos guiar por perguntas-geradoras: como podemos superar nossos desafios? Fortalecer-nos? O que precisamos inserir, complementar, somar

.: Queremos convidar a Rede a ler, refletir e aprofundar-se no texto. Para tanto, acesse o documento e, em especial, observe a proposta da Carta para o Futuro, uma dinâmica preparatória para o momento da nossa Assembleia.

Identidade Visual da XXVIII Assembleia

A Rede de Comunicadoras e Comunicadores da Cáritas Brasileira, através de um grupo de trabalho para desenhar as estratégias de comunicação para o evento, realizou um processo de construção da Identidade Visual da XXVIII Assembleia da Cáritas Brasileira,

O processo de construção iniciou com uma consulta ampliada sobre: quais palavras, frases e chamados de ação são a cara da Cáritas em seu território?; que elementos e símbolos fazem você lembrar da Cáritas de forma mais imediata?; que palavras e símbolos vem à mente quando diante do tema e o lema do evento?

Olhando também para elementos locais do estado de Minas Gerais, que acolhe o evento nacional, chegamos a um conjunto de logomarca, tipografia, ilustrações e gráficos, além de sugestões de aplicação em peças físicas e digitais.

.: Você pode conferir um conjunto essencial aqui. E conferir nosso Manual de Aplicação.

E aqui estamos reunindo os arquivos de divulgação da Assembleia.

Para mais informações, você pode consultar comunicacao@caritas.org.br.